São Bernardo entra no Mapa do Turismo Brasileiro

Referência nacional no Turismo Industrial, São Bernardo ingressou oficialmente, em outubro, no Mapa do Turismo Brasileiro (2017-2019), certificação emitida pelo Ministério do Turismo, que destaca as cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor. Além do reconhecimento, o documento garante prioridade de investimentos federais destinados ao turismo.
 
A inclusão de São Bernardo no Mapa do Turismo Brasileiro é mais um importante passo para que a cidade conquiste o título de Município de Interesse Turístico (MIT), cujo processo encontra-se em andamento. Com a medida, a cidade busca fortalecer seu potencial turístico, passando a receber verba estadual específica para fomento do segmento, em consonância com as metas estabelecidas no plano de diretrizes da cidade, que contempla ações e estratégias a serem executadas até 2020.
 
Top Destinos
Em maio passado, São Bernardo já havia sido reconhecida como um dos Top Destinos Turísticos do Estado de São Paulo em 2017, em premiação organizada pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pela associação de profissionais de turismo, Skal Internacional São Paulo. A cidade foi contemplada na categoria Turismo de Estudos e Intercâmbio por seu pioneirismo e atuação inovadora no segmento de Turismo Industrial.
 
Ao todo, 39 municípios foram premiados, sendo três em cada uma das 13 categorias de turismo reconhecidas pela Lei Complementar 1261/15, que estabelece condições e requisitos para a classificação de MIT. Para a escolha de São Bernardo foi considerada a movimentação turística gerada pelo programa de Turismo Industrial, que promove aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.