São Bernardo entrega novas ambulâncias do SAMU

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, apresentou, nesta quarta-feira (07/11), cinco novas ambulâncias ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que irão ampliar e fortalecer o serviço de atendimento de urgência e emergência da cidade. 
 
 
Os novos veículos foram encaminhados à cidade por meio do Governo Federal, via Ministério da Saúde, cada ambulância custou, em média, R$ 170 mil. Ao todo, o SAMU opera no município com 14 ambulâncias, sendo 12 do modelo básico, duas avançadas, com equipamentos semelhantes a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e duas motolâncias.
 
Em seu discurso, o responsável pela pasta de Saúde, esclareceu que São Bernardo realiza, em média, 4.500 atendimentos por mês e conta com uma ampla equipe de profissionais, composta por 43 médicos, 26 enfermeiros, 64 técnicos/auxiliares de enfermagem e 55 condutores de veículos de urgência.
 
 
Transporte sanitário
Além do SAMU, São Bernardo possui um serviço de excelência no transporte de passageiros para hospitais e unidades de saúde. A cidade conta com 15 ambulâncias atuando no serviço e, por dia, são realizados, em média, 120 transportes. O serviço auxilia os pacientes que realizam tratamento no próprio município ou em outras cidades do Estado, como por exemplo, o hospital de Câncer de Barretos.
 
Para a execução do atendimento, a Prefeitura possui um contrato com empresas privadas. Em média, serão investidos R$ 17.594 por carro, sendo que o salário do motorista da ambulância já está incluso no total. No vínculo estabelecido, as empresas devem trocar a frota a cada cinco anos.