São Bernardo imuniza mais de 8,5 mil pessoas em “Dia D” da campanha da Influenza

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, tornou público na última segunda-feira (14) o resultado final do “Dia D” da Campanha da Influenza, realizado no último sábado (12), que expandiu a vacinação entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos volantes, como supermercados e shoppings centers. Ao longo do dia, 8.621 pessoas foram imunizadas contra o vírus da gripe.

Entre as unidades de Saúde que mais se destacaram na imunização estão a UBS Vila Marchi, com 442 doses aplicadas ao longo do dia, na sequência, registraram bons números as UBS Alves Dias (aplicação de 397 doses) e a UBS Santa Terezinha (355 imunizações).

Consolidação – Desde o início da campanha (23/04), o município já imunizou 69.204 pessoas, o que representa 41.99% da população os grupos prioritários. A campanha do Ministério da Saúde defende a vacinação de grupos prioritários. Estes grupos incluem pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas e professores (da rede pública e privada).

Para participar, basta ir até um dos postos de vacinação e apresentar um documento com foto e a carteirinha. As crianças devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis e os portadores de doenças crônicas, também devem apresentar um laudo médico. O horário de funcionamento das UBS será das 7h às 17h.

Ação continuada – Além da imunização, a Prefeitura realizou verificação de lesões bucais. Essas avaliações foram realizadas nas UBS, por dentistas. Ao final do dia, foi registrada a avaliação em 2.751 pessoas, sendo que destas, 176 pacientes encaminhadas para os CEOs (Centro de Especialidades Odontológicas), com o objetivo de iniciar o tratamento.