São Bernardo promove visitas a aldeias no mês do Índio

Da redação

Para celebrar o mês do Índio, a Prefeitura de São Bernardo promove nos próximos dias 22 e 23 visitas a duas tradicionais aldeias da cidade, que mantém a cultura e os costumes das tribos indígenas e estão situadas em terras demarcadas pela Fundação Nacional dos Índios, em solo bernardense. O dia nacional do Índio é comemorado nesta quarta-feira (19).

A primeira visitação acontece à Aldeia Krukutu, situada na região do Pós-balsa, na divisa com bairro de Parelheiros, na Capital. O povoado é composto por cerca de 47 famílias, totalizando cerca de 300 pessoas divididas entre duas etnias: Guarani e Guarani Kaiowá.

Já no dia 23, a agenda monitorada será feita na aldeia Kalipety, também na divisa com a cidade de São Paulo. As visitas proporcionam ao público maior conhecimento da cultura indígena e de sua forma de vida. As atividades abrangem ainda palestras sobre preservação do povoado, reconhecimento de território, visita à Casa da Reza e ao Cemitério Indígenas, entre outros.

São 40 vagas por visita, com inscrições garantidas por ordem cronológica. Os participantes devem usar roupas leves, calçados confortáveis e levar lanches e bebidas não alcoólicas. A saída de ambas as visitas será no Parque Chácara Silvestre, sempre às 8h. Todas as atividades da programação são livres e gratuitas.