São Bernardo realiza atividade do Infância Cidadã

Estímulo à cidadania e o contato direto com os alunos são os pontos principais do Programa Infância Cidadã, de São Bernardo, que realizou na última quarta-feira (17) a sua terceira atividade. Desta vez, o prefeito Orlando Morando foi recebido pelos alunos do Conselho Mirim da EMEB Prefeito Aldino Pinotti, no bairro Santa Terezinha.

O chefe do Executivo iniciou a visita sendo recepcionado pelas crianças, que o conduziram pelas instalações da unidade, passando pelo refeitório, quadra, salas de aula, laboratório de informática e na biblioteca.

Orlando Morando explicou aos alunos quais as atribuições do prefeito, como funcionam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e também respondeu questões formuladas pelas crianças.

PROGRAMA – O projeto Infância Cidadã contempla pelo menos 15 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal que foram inscritas no sistema da secretaria. Por meio do Conselho Mirim, uma carta convite é enviada para o prefeito visitar a unidade escolar.

No dia da visita, integrantes do Conselho Mirim recepcionam o prefeito e cumprem um passeio pelas dependências da escola para, em seguida, levá-lo ao encontro dos outros alunos.

O Conselho Mirim expõe ao prefeito o processo de eleição dos conselheiros, bem como as prioridades e necessidades da escola. Essa ação terá a resposta do prefeito que também apresenta as atribuições de seu papel como representante e chefe do Executivo.

Ao final do encontro, o prefeito oferecerá para cada conselheiro um broche da cidade e receberá, em troca, uma lembrança da escola confeccionada por alunos e conselheiros. O gesto se estenderá também para a secretária de Educação, que acompanhará a ação.

Os Conselhos Mirins ajudam as equipes gestoras das unidades escolares a resolverem pequenos problemas pertinentes à compreensão e ação dos pequenos aprendizes.

Na semana passada, o prefeito Orlando Morando foi recepcionado pelos alunos do Conselho Mirim da EMEB Maurício Caetano de Castro II.

Em seu lançamento, no mês de agosto, a iniciativa teve como ação a visita, ao gabinete do prefeito, de alunos e professores de 64 escolas municipais e particulares que participaram do Concurso Cultural para Escolha da Mascote da Campanha do Agasalho 2018. Cerca de 30 mil crianças de São Bernardo participaram da iniciativa.

SOBRE A ESCOLA – A EMEB Prefeito Aldino Pinotti foi criada em agosto de 1957 e começou suas atividades com a denominação de Grupo Escolar do Bairro Santa Terezinha. Passou então por diferentes nomenclaturas e em 11 de novembro de 1999 foi municipalizada e ganhou o atual nome.