Início Cidades São Bernardo reaproveita 3,8 toneladas de alimentos

São Bernardo reaproveita 3,8 toneladas de alimentos

Da redação

Desde o início do ano, o Banco de Alimentos da Prefeitura de São Bernardo, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, deu nova destinação a 3,8 toneladas de alimentos que seriam descartados, apesar da boa condição para consumo. Ao todo, 2.789 famílias carentes foram contempladas com os produtos reaproveitados.

O volume é mais que o dobro da quantidade selecionada em janeiro do ano passado, quando foi repassada 1,2 tonelada para moradores em situação de risco social. O total mensal foi reforçado com carregamento de 2,4 toneladas de tomate recebido no final do mês, proveniente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.

O lote foi encaminhado por meio de um convênio para intercâmbio e compartilhamento de alimentos entre cinco cidades da região metropolitana de São Paulo. O Banco de Alimentos também mantém parceria para reaproveitamento de mercadorias da rede de mercados Cooperativa de Consumo, do hipermercado Carrefour e da fabricante de pães, Wickbold.

Após o recebimento, os lotes coletados passam por um rigoroso processo de refrigeração, seleção, reembalo e etiquetação, por parte da equipe do Banco de Alimentos. Ao final do processo, cestas de alimentos são montadas e distribuídas, preferencialmente, entre famílias em situação de risco inscritas em programas sociais, como o Centro de Referência de Assistência Social e Centro Especializado de Assistência Social.