São Bernardo recebe diversas atrações neste fim de semana

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, prepara diversas atrações para o fim de semana. Entre os destaques está a abertura da exposição “Imagem de Haicai”, no salão principal da Pinacoteca de São Bernardo, neste sábado (23), a partir das 14h. Há também outras atividades gratuitas como oficinas de enfeites juninos e apresentações de quadrilhas na Chácara Silvestre, no bairro Nova Petrópolis; a mostra “Mascotes do Mundial”, na Biblioteca Érico Veríssimo, no bairro Pauliceia, e a exibição de filmes de sci-fi, na Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro. Confira:

Pinacoteca

A exposição “Imagem de Haicai” contempla a poesia e as artes plásticas, duas vertentes da poética artísticas que fazem a manifestação do belo ao se encontrarem. O poeta Carlos Roberto Bueno, membro dos haicaístas da Casa das Rosas, em São Paulo, é um dos curadores da mostra ao lado da artista Altina Felício. O haicai, também chamado de “Haiku” ou “Haikai”, é um poema curto de origem japonesa. A palavra haicai é formada por dois termos “hai” (brincadeira, gracejo) e “kai” (harmonia, realização”, representando um poema humorístico. Essa forma de poesia foi criada no século XVI e acabou se popularizando pelo mundo. Com entrada gratuita, a exposição vai até 28 de julho, de terça a sábado, das 10h às 18h; e quinta até às 21h, na Pinacoteca de São Bernardo (Rua Kara, 105, Jardim do Mar).

Chácara Silvestre

Para quem adora festa junina, a Chácara Silvestre terá uma programação especial neste sábado (23), véspera do dia de São João. O antigo casarão do ex-prefeito Wallace Simonsen receberá uma série de atividades, das 10h às 16h, que ocorrem paralelamente à exposição que celebra os 60 anos da tradicional Quadrilha do Alameda Glória. No espaço ocorrerão as seguintes atividades: uma oficina de enfeites juninos, com decoração da parte interna e de seu entorno do casarão, às 10h; a apresentação da Quadrilha Junina da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, às 14h; a bênção solene e levantamento do mastro junino, às 14h45; e a apresentação da Quadrilha Junina do Alameda Glória, às 15h. Com entrada gratuita, na Chácara Silvestre (Av. Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis).

A mostra sobre os 60 anos da Quadrilha também estará aberta especialmente neste sábado (23/06). Idealizada pelos pesquisadores Maria Valéria Rodrigues e Laércio Costa Nunes, com curadoria de Jorge Magyar, chefe da Seção de Memória da Secretaria de Cultura e Juventude, em parceria com o Centro de Referência das Culturas Populares, conta com fotografias, figurinos e adereços da quadrilha junina, além de exibição de vídeos com depoimentos e histórias do grupo. Parte das peças faz parte do acervo pessoal de Luiz João Marotti, atual presidente da Sociedade Cultural e Recreativa Alameda Glória, e filho de José Paschoal  ngelo Marotti, um dos fundadores da quadrilha. A visitação ocorre até 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Biblioteca Érico Veríssimo

A exposição Mascotes do Mundial está em cartaz na Biblioteca Érico Veríssimo (rua Francisco Alves, 460, bairro Pauliceia). A mostra conta a história da Copa do Mundo entre 1966 a 2018 por meio de releituras das mascotes criadas pelo ilustrador Gabriel Leite. Para criar os desenhos, o ilustrador utilizou lápis de cor para praticar um pouco de pintura manual. O acabamento foi digital, para ressaltar as cores. A mostra tem entrada gratuita e vai até o dia 21 de julho,  de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Biblioteca Monteiro Lobato

Fruto de parceria entre a Secretaria da Cultura e Juventude e o Sesc, a mostra traz exibições de clássicos do cinema sci-fi na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Fláquer, 26, Centro), com entrada gratuita. Neste sábado (23/06) serão exibidos os clássicos “A ameaça que veio do espaço” (Jack Arnold, 1953, 80 min), às 16h; e “O planeta proibido” (Fred M. Wilcox, 1956, 90 min). O primeiro filme conta a história de John Putnam e sua namorada Ellen que, certa noite, enquanto espiavam as estrelas por meio de um telescópio, veem uma grande bola de fogo caindo perto de sua casa. Ao investigar o que era, John acaba se deparando com uma nave alienígena e tenta alertar o povo de sua cidade, mas até que eles acreditem pode ser tarde demais. A segunda película narra a história de uma nave espacial chega a um planeta distante habitado pelo Dr. Morbius, sua linda filha e um robô. A vida deles é constantemente ameaçada por uma criatura invisível.

Selo 60 anos

E se você gosta de ler, também é possível contribuir com uma importante ação de incentivo à leitura. A Biblioteca Monteiro Lobato completou seis décadas de existência em 2018 e para celebrar a data a Secretaria de Cultura e Juventude lançou um selo comemorativo. O intuito é estimular a participação de cidadãos e empresas a doarem livros aos acervos das bibliotecas públicas da cidade. Em contrapartida, os doadores receberão o Selo e poderão vincular seu nome e o de sua empresa a uma importante ação de incentivo à leitura. Confira a lista completa de livros: https://goo.gl/yPehMB.