Início Política ABC São Caetano age contra enchentes e alagamentos

São Caetano age contra enchentes e alagamentos

Da redação

O mês de janeiro tem sido de recorrentes chuvas e, em São Caetano do Sul, ocorreram pontos de enchentes e alagamentos. A Prefeitura já iniciou os trabalhos para minimizar os problemas. Uma das maiores preocupações do atual governo municipal, ao iniciar 2017, era exatamente com relação ao combate às enchentes, visto que nos quatro anos anteriores a cidade não recebeu os serviços adequados de manutenção do sistema de drenagem urbana.

Nos primeiros dias do mês, toda a região foi atingida por fortes chuvas, superando índices pluviométricos históricos. Como temia-se, a cidade apresentou pontos de alagamento e cheias, principalmente devido ao não funcionamento das Estações de Bombeamento. As vias alagadas receberam imediato serviço de limpeza, nas primeiras horas do dia logo após as inundações, por parte da Sesurb, além do devido acompanhamento da Defesa Civil, Guarda Municipal e Semob.

Com relação aos procedimentos para contenção das cheias, a Prefeitura iniciou em 2017 as atividades de limpeza de bueiros e bocas de lobo, bem como a retirada de resíduos e volumes descartados irregularmente na cidade, com prioridade às áreas suscetíveis a enchente.

O Departamento de Água e Esgoto está revendo galerias e consertando o sistema de bombeamento de águas fluviais, localizado na Av. Antonio da Fonseca Martins. A Sesurb efetua a limpeza da calha do córrego na mesma rua. Os procedimentos estão sendo avaliados, revistos e providenciados desde 2 de janeiro.