São Caetano amplia e reativa UTI pediátrica

Da redação

A modernização dos equipamentos de Saúde tem sido uma das principais ações da Prefeitura de São Caetano do Sul para recuperar a qualidade dos serviços municipais nesse setor. Na última quarta-feira (1°), foi a vez de entregar a revitalização e ampliação da UTI pediátrica do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido.

Essa UTI estava fora de funcionamento desde dezembro de 2015. Agora, com investimento de R$ 150 mil, está maior e mais moderna. O número de leitos subiu de seis para dez, sendo dois de isolamento. Foi instalado um sistema de monitoramento cardíaco, com um painel central na enfermagem, com informações de todos os pacientes. A obra de revitalização estava parada e foi retomada pela atual gestão.

A remodelação do espaço permite melhor fluxo de funcionários, pacientes e acompanhantes. O sistema de iluminação foi readequado, sendo utilizadas só lâmpadas de led. Foram feitas ainda a renovação dos painéis de gases medicinais e a revisão de toda a rede, além da reforma do mobiliário fixo e substituição das camas e berços por mais modernos.

Mortalidade infantil

A reativação da UTI pediátrica do Hospital Márcia Braido – que foi inaugurada em outubro de 2005 – é ponto fundamental para São Caetano do Sul recuperar seus baixos índices de mortalidade infantil. Nos últimos quatro anos, esse número subiu de 5,8 mortes por mil nascimentos para 11,9 em quatro anos. É hoje o segundo pior índice do Grande ABC.

Revitalizações

Dentro do programa de revitalização dos equipamentos de Saúde, a Prefeitura já entregou a brinquedoteca e os leitos do 3º andar do Hospital Márcia Braido, além de inaugurar o Centro de Endoscopia. Até o fim do ano entregará a nova unidade do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) e estão em reforma o Hospital de Emergências Albert Sabin, o Centro Cirúrgico do Hospital Márcia Braido e nove UBSs do município.