São Caetano realiza balanço de governo

Da redação

Na próxima segunda-feira (10), a partir das 19h, a Prefeitura de São Caetano do Sul vai apresentar um balanço dos primeiros 100 dias de governo. Serão detalhados os dados sobre a situação financeira do município, além de serem exibidas as principais realizações até o momento e anunciados os projetos futuros para a cidade. O evento será aberto ao público e ocorrerá no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

No início do ano, a atual Administração, diante de uma situação de crise financeira – tanto pela conjuntura econômica do país quanto pela condição dos recursos públicos municipais –, adotou várias medidas de contenção de despesas. Entre elas, devolução de carros alugados (economia de R$ 12 milhões ao ano), exonerações, reavaliação de contratos e contingenciamento de 21% do orçamento.

Além disso, teve de arcar com contas não quitadas pela gestão anterior. Foram pagas, por exemplo, as férias e duas parcelas do abono dos educadores relativos a 2016, parcelas do AEC (Auxílio Educacional Complementar) e negociações com arte-educadores do Viva Arte e Bandas e Fanfarras, entre outros débitos com fornecedores.

Mesmo com medidas austeras, São Caetano apresentou realizações importantes nesses 100 dias. Uma delas foi a inauguração da EMEI José Auricchio, uma moderna escola que ajudou no desafio de solucionar o déficit de vagas no ensino infantil. Também foi entregue a revitalização do Centro Poliesportivo Joaquim Cambaúva Rabello, na EE Idalina Macedo Costa Sodré, houve o retorno dos programas “Bairro a Bairro” e “Bairro Seguro”, a criação do Diário Oficial Eletrônico e os projetos de inclusão da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.

Em Saúde, uma das principais ações é a realização do Intensivão de Saúde, um programa que visa zerar as filas de exames, consultas e algumas cirurgias acumuladas desde 2016. O programa está em andamento e já fez mais de 3,3 mil atendimentos médicos até o momento.

A Secretaria de Serviços Urbanos realiza, entre outros trabalhos, o programa de zeladoria “Embeleza São Caetano”, com manutenção de praças e espaços públicos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho organizou o seminário internacional Cidade 4.0, apontando caminhos futuros para a cidade, além de buscar novas empresas para o município, trazer um posto do Sebrae e oferecer programas de emprego e capacitação. A Secretaria de Cultura retomou a agenda com parcerias com o Governo do Estado, como o Pontos MIS (cinema) e o Circuito Cultural Paulista (dança e teatro).