São Caetano recebe exposição ‘A Arte Negra na Cultura Brasileira’

Foto: Reprodução Elifas Andreato

Celebrando os 130 anos da abolição da escravatura no país, a exposição A Arte Negra na Cultura Brasileira traz para São Caetano do Sul a arte de Elifas Andreato. Com realização da Prefeitura Municipal e do Conselho da Comunidade Negra de São Caetano do Sul (Conescs), e o apoio da Fundação Pró-Memória e da Secretaria Estadual da Cultura, a mostra exibe obras que representam o papel do negro na sociedade por meio da arte e da cultura.

Além de Menino e Bandeira, uma de suas ilustrações mais icônicas, o público poderá conferir a visão do artista plástico ao retratar personalidades como Adoniran Barbosa, Clementina de Jesus, Cartola, Martinho da Vila e Paulinho da Viola. A exposição tem a curadoria do próprio artista e do filho Bento Andreato.

A abertura acontece nesta sexta-feira (25), às 19h. A exposição segue até 8 de junho, de segunda à sexta, das 9h às 17h, no Ateliê Pedagógico do Espaço Cultural Casa de Vidro (Av. Dr. Augusto de Toledo n. 255, Bairro Santa Paula), com entrada franca. Visitas de grupos escolares devem ser agendadas antecipadamente junto à Fundação Pró-Memória: 4223-4780, e-mail: acaoeducativa@fpm.org.br.

Com mais de 50 anos de carreira, Elifas Andreato obteve destaque com a criação de capas de discos para importantes nomes da MPB, tendo produzido em torno de 400 trabalhos ao longo de sua trajetória. Em 2011, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog pelo conjunto da obra, em reconhecimento à defesa dos direitos humanos e dos valores éticos e democráticos.