Saresp será aplicado a estudantes no fim de novembro

Da redação

educacaoFoi definida a data para aplicação das provas do Saresp 2016 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O exame acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro. Os alunos matriculados dos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio poderão participar.

O domínio da Língua Portuguesa e Matemática é o foco da avaliação que irá atingir cerca de 1,1 milhão de estudantes de todas as regiões paulistas. Na última edição, a rede alcançou o melhor índice da história com a melhora em todos os níveis de ensino. No dia da prova, os alunos farão as provas nas classes e turnos em que estão matriculados. Para os jovens com deficiência visual, estarão disponíveis provas em escrita braile e em versão ampliada, por disciplina e por ano/série.

 

O professor aplicador será acompanhado por representantes de pais de alunos ou responsáveis durante a prova. Com a coordenação do diretor da escola e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada e que terão a responsabilidade de cuidar para que tudo ocorra em ordem.

O Saresp ajuda na avaliação externa adotada pela Secretaria da Educação. Os dados auxiliam o planejamento dos professores e a meta das escolas. Existe também o fator que compara o Saresp com outros exames como o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil), que são em nível nacional.