SBC aposta na conscientização dos comerciantes sobre o risco sanitário

Da redação

A Secretaria de Saúde de São Bernardo adota estratégias para minimizar os riscos sanitários na comercialização de alimentos.

Além das inspeções realizadas para a concessão da licença sanitária aos estabelecimentos ou para verificar a procedência de denúncias sobre irregularidades em restaurantes, bares, lanchonetes e outros pontos de comercialização de alimentos, a Vigilância Sanitária promove regularmente encontros que promovem boas práticas, oferece roteiros de autoinspeção e encaminha notificações pelo correio aos comerciantes.

As ações educativas com os comerciantes tiveram início como forma de enfrentar o grande número de denúncias encaminhadas à Vigilância Sanitária sobre o descumprimento de normas sanitárias. Nas inspeções nos estabelecimentos, muitos dos proprietários alegavam desconhecimento sobre a legislação para justificar a existência de irregularidades.

Para não ficar restrita à punição aos infratores, a Secretaria de Saúde de São Bernardo decidiu convidar os responsáveis pelas empresas a participar de encontros sobre boas práticas sanitárias, nos quais são abordadas noções de higiene, manipulação e armazenamento de produtos.