SBC faz obras de combate a enchentes

combateDa redação

A Prefeitura de São Bernardo do Campo está investindo mais de R$ 600 milhões para combater os alagamentos. O piscinão do Paço Municipal – maior conjunto de obras, terá capacidade para armazenar 190 milhões de litros de água.

Com a intervenção e a construção de galerias na Avenida Aldino Pinotti e na Rua Jurubatuba, as enchentes, que por décadas afetaram a vida de moradores e comerciantes do Centro, serão coisa do passado.

No Rudge Ramos – segundo maior conjunto de obras, já foram entregues os reservatórios Ipiranga, Vivaldi e Helena e mais de 20 mil metros de canais e galerias de drenagem, proporcionando aos moradores alívio das tensões provocadas pelas chuvas, que resultavam em inundações.

No mesmo bairro, o reservatório Jacquey já está pronto e em operação, a exemplo do Tanque das Mulatas (com capacidade para armazenar 20 milhões de litros) e da galeria na Rua Warner, que reforça o sistema de drenagem do Jardim Hollywood e conduz as águas da chuva ao Córrego Ipiranga, cuja obra de retificação foi concluída em dezembro de 2015.

As obras de canalização do córrego Pindorama, no Jordanópolis, também estão em andamento, com previsão de término para o primeiro semestre deste ano. As do Nova Petrópolis e Paulicéia prosseguem e vão contribuir para os objetivos do programa, a exemplo de outras já entregues ou recentemente finalizadas e em testes, como a drenagem das ruas João Firmino, no Bairro Assunção, MMDC, no Paulicéia, elevatória Rio Claro, no Rudge Ramos, córregos Silvina e Chrysler, no Jardim Silvina, córrego Alvarenga, no  bairro de mesmo nome, e os córregos Colina e Mininha, no Baeta Neves.