SBC dá início às obras do Hospital de Urgência

Foto: Nilson Sandre
Foto: Nilson Sandre

Da redação
As obras do Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo do Campo terão início em agosto de 2016, e serão custeadas integralmente com recursos de empréstimo contraído junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A construção do novo prédio se fez necessária para substituir o HPSC (Hospital e Pronto-Socorro Central) – estrutura antiga com mais de 43 anos, que não comporta mais ampliações ou adequações em sua estrutura.

O novo prédio terá 17.500 m2 de área construída, além disso, o projeto prevê a construção de uma praça que irá acomodar adequadamente o ponto de ônibus e a área reservada aos táxis. O novo hospital será erguido em terreno delimitado pelas ruas Joaquim Nabuco, Secondo Modolin e Cacilda da Cruz Ferreira. A entrada principal será pela Rua Joaquim Nabuco e as ambulâncias terão acesso pela Rua Secondo Modolin.

A secretária de Saúde explicou que o PS Central continuará funcionando normalmente durante o período de obras. Quando o novo prédio estiver concluído, todos os serviços do atual HPSC serão transferidos para lá. O atual prédio do PS Central, por sua vez, provavelmente abrigará a sede administrativa da Secretaria de Saúde.

O projeto do HU prevê a construção de um edifício de sete pavimentos (térreo mais seis andares), além de um prédio auxiliar para abrigar uma base do SAMU. Contará ainda com três salas cirúrgicas e um total de 226 leitos de internação, sendo 20 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica. O pronto atendimento do novo hospital terá ainda 40 poltronas. O número de leitos do novo hospital será 46% superior à capacidade atual do HPSC.

A Prefeitura irá abrir uma licitação pública internacional em 1º de julho e, caso não ocorram recursos no processo licitatório, a previsão é que as obras comecem já em agosto, com prazo de conclusão estimado em 24 meses.