Início Cidades SBC discute depressão como tema principal no Dia Mundial da Saúde

SBC discute depressão como tema principal no Dia Mundial da Saúde

Da redação

Foto: Gabriel Inamine

Neste dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde e a Prefeitura de São Bernardo realizará diversas ações nas UBSs para discutir a depressão, como tema principal. Nesta sexta-feira, será realizada uma oficina de sucos e chás na UBS Farina. A intenção é explicar a população os benefícios das ervas e frutas no tratamento do transtorno. Todas as pessoas que visitarem a unidade receberão uma degustação e folhetos informativos sobre a doença.

Ao longo dessa semana, cerca de 700 pacientes visitaram as UBSs e participaram de diversas atividades. Foram ofertadas, palestras, rodas de conversa, aulas de música e dança e até mesmo sessões de cinema, com filmes que abordavam a depressão.

O tema foi uma escolha da própria comunidade, os pacientes sentiram necessidade de discutir melhor a depressão e entender quais são os sintomas, a causa da doença e os tipos de tratamento. O município possui cerca de 12 mil pacientes, que já realizam tratamento em UBS e nos Caps.

Segundo dados da OMS o Brasil é o país que mais possui pacientes depressivos na América Latina. Cerca de 5,8% da população brasileira sofre do distúrbio, um total de 11,5 milhões de pessoas, ou seja, um a cada 17 brasileiros sofre ou já sofreu algum dos sintomas da doença.