SCS anuncia novidades na Educação

O evento com alunos e professores no Teatro Paulo Machado de Carvalho, realizado ontem (27), foi a abertura simbólica do ano letivo em São Caetano do Sul. Mas também serviu para a Prefeitura anunciar boas notícias na área da Educação municipal.
 
Um novo programa de bolsas de estudo por mérito e vulnerabilidade social, a inauguração de uma nova escola infantil e o cumprimento do compromisso de pagar 11 parcelas de abono aos professores em 2018. Essas foram algumas das novidades anunciadas pelo prefeito José Auricchio Júnior durante o evento, que ainda teve homenagens a 246 estudantes que, em 2017, receberam premiações educacionais, como Olimpíadas de Matemática, Português e Astronomia.
 
O prefeito enalteceu o empenho de todos os servidores ligados à Educação nos 13 primeiros meses de gestão. “É esse esforço que permitiu alcançarmos os bons números desta gestão. E temos muito ainda a conquistar”, afirma Auricchio. O encontro contou com as presenças do vice-prefeito Beto Vidoski; secretários municipais; vereadores; do reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Marcos Sidnei Bassi; de diretores das 20 escolas municipais e de professores, alunos e familiares.
 
BOLSA DE ESTUDO
Está em formatação um novo programa de bolsas de estudo, segundo o qual serão contemplados munícipes por mérito (13 bolsas na USCS aos alunos da rede pública de São Caetano do Sul, uma por unidade escolar do Ensino Médio aos que alcançarem a melhor nota do ENEM de sua escola) e por vulnerabilidade social (200 bolsas na USCS a alunos de comprovada baixa renda e que obtenham nota mínima no ENEM).
 
Haverá ainda 20 bolsas de estudo para profissionais do Magistério da rede municipal de São Caetano do Sul (Mestrado Profissional em Educação). Outra novidade é o FEP (Financiamento Estudantil Próprio) da USCS, que fornece plano de financiamento de 30%, 50% e 70% diretamente com a Universidade.
 
ABONO
“Conforme compromisso assumido ano passado, a Prefeitura vai pagar 11 parcelas de abono aos educadores de São Caetano do Sul em 2018, assim como em 2017”, diz o prefeito Auricchio. Para tanto, serão disponibilizados mais de R$ 2 milhões ao mês. Pela primeira vez na história do município, os profissionais da Educação recebem 11 parcelas do abono.
 
INAUGURAÇÃO
Na segunda quinzena de março, a Prefeitura vai inaugurar mais uma escola de educação infantil, a segunda no espaço de um ano. Desta vez, será a EMEI Profª Telma Silvia de Aguiar Brito, que fica na Rua Saldanha Marinho, uma obra que estava abandonada desde 2016 e foi retomada no ano passado. A unidade atenderá cerca de 150 crianças.
 
Além disso, estão sendo revitalizadas 14 escolas municipais, sendo que cinco serão entregues até o final de março. Lembrando que, no início de 2017, foi inaugurada a EMEI José Auricchio, no centro.
 
UNIFORME E KIT ESCOLAR
Com planejamento, São Caetano do Sul inovou na entrega de uniformes e kits escolares em 2018. A Prefeitura lançou o Cartão Uniforme (auxílio de R$ 200 para compra de um kit com sete peças em malharias à escolha do munícipe) e fez adesão à Ata de Registro de Preços de Material Escolar do Governo do Estado, garantindo os benefícios aos alunos já nos primeiros dias de aula.