Início Política ABC Semasa realiza mais uma etapa da revitalização do Parque do Pedroso

Semasa realiza mais uma etapa da revitalização do Parque do Pedroso

Obras vão melhorar ainda mais as condições do maior parque de Santo André

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início às obras de melhorias e revitalização de diversas áreas internas do Parque Natural do Pedroso. Os serviços estão sendo realizados por meio de compensação ambiental, ou seja, sem custo para a autarquia.

Os trabalhos se concentram na reforma completa do prédio administrativo (localizado em frente ao playground), onde serão alocadas as equipes do Semasa que atuam no Parque, além da reforma dos vestiários e do depósito usados pelos funcionários.

Os sanitários do público e o bebedouro também serão revitalizados. Está sendo construída uma área exclusiva para empréstimo das grelhas das churrasqueiras, todo o quadro elétrico será substituído e a portaria principal e o mirante receberão nova pintura.

Ainda por meio da compensação ambiental, o Semasa adquiriu uma nova tabela de basquete para a quadra e recebeu novos equipamentos para manutenção da área verde, como serras e roçadeiras.

A partir de novembro, a expectativa é também realizar a revitalização de um patrimônio da cidade, a área da marquise, construída pelo arquiteto Ruy Ohtake, próxima ao antigo teleférico. Estes serviços serão realizados pela equipe própria da autarquia. As intervenções desta fase devem ser finalizadas em dezembro.

Outras melhorias – Neste ano, também foi concluída parte do cercamento da Unidade de Conservação, no trecho inicial do parque junto à área urbana, com o objetivo de reduzir os descartes irregulares de resíduos e possíveis invasões da área de mata.

Ao longo deste ano, o Semasa tem trabalhado para revitalizar o Parque Natural do Pedroso. Já foi realizada a limpeza e manutenção da trilha que dá acesso à segunda torre do antigo teleférico, instalação de placas de identificação pelo parque e reforma de 47 churrasqueiras, 15 bancos, 7 quiosques, além de reposição e manutenção das lixeiras e mesas existentes.

Espaço preservado – O Pedroso, como é carinhosamente chamado pelos seus frequentadores, é o maior espaço protegido de Santo André. Trata-se de um local que recebe o título de Unidade de Conservação Permanente integrante da Reserva da Biosfera e que abriga importante remanescente de Mata Atlântica da região do ABC, além de fazer conexão com o Parque Estadual da Serra Mar.

O parque abriga 33 nascentes e 15 lagos e é o lar de diversas espécies nativas da fauna e da flora da Mata Atlântica. O local tem área equivalente a aproximadamente oito Parques do Ibirapuera. Antes da pandemia, o local recebia, em média, cinco mil frequentadores por mês.

Deixe uma resposta