Início Cidades Sesc São Caetano comemora “Dia Mundial da Saúde”

Sesc São Caetano comemora “Dia Mundial da Saúde”

Da redação

No dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Para celebrar a data, o Sesc São Caetano preparou uma programação especial, focada na temática da saúde mental. Isto porque o mote deste ano, definido pela Organização Mundial da Saúde, é a depressão. Estima-se que cerca de 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com a depressão. O transtorno causa incapacidade do indivíduo e gera uma carga de outras doenças.

Durante a semana serão oferecidas as atividades como bate-papos, oficinas, vivências e intervenções artísticas com o objetivo de promover a saúde mental e a qualidade de vida. Feira orgânica + Vivência de mandalas – com Agatha Pereira – 08/04 das 9h às 13h

Desde ás 9h o jardim do Sesc São Caetano promove a “Feira orgânica” e recebeu produtores de orgânicos e mediadores, que trazem além de seus produtos frescos direto da horta, relatos de boas práticas e a reflexão sobre o consumo consciente e seus impactos sociais, econômicos, ambientais e do ponto de vista da saúde.

Junto à feira orgânica que ocorre mensalmente é oferecida uma oficina, que dessa vez, será para descobrir e criar mandalas que dentro da filosofia e estética simbolizam o universo e incentivam a valorização de toda a vida como algo sagrado. Como expressão artística e religiosa, já foi utilizada através de símbolos como Yin e Yang, Yantras indianos, Thagkas tibetanos, rituais de cura e meditação.

Correr é considerada uma das melhores formas de combater o sedentarismo e o estresse relaxando o participante e dando a sensação de felicidade. Pensando nisso foi elaborado a  “Corrida Meditativa”, atividade  que engloba: concentração, contemplação, respiração, explosões e intervalos, utilizará técnicas orientais que traz o aumento do contato consigo mesmo, faz com que esqueça dos problemas e fique com a mente vazia, além do bem estar no momento da prática, traz animo para o dia-dia e assim obter a qualidade e vida.