Saiba como prevenir o envelhecimento da pele

Da redação

Depois dos 30 anos, o metabolismo não é mais o mesmo. É nesta idade, normalmente, que o organismo para de produzir colágeno, classe de proteínas que promove a elasticidade da pele.

Por isso, veja abaixo tratamentos e cuidados para retardar o envelhecimento da pele nesta fase.

 

  • Use filtro solar

A aplicação regular do filtro solar prolonga em até 50% a duração do colágeno estocado no corpo. O fator de proteção solar (FPS) do produto deve estar entre 15 e 30 e a reaplicação precisa ser feita, pelo menos, uma vez ao dia.

  • Faça esfoliação

A esfoliação elimina as células mortas da superfície da pele, facilitando a ação de outros produtos. Ela ainda estimula a renovação celular e reduz manchas, marcas e poros. Mas tome cuidado! Métodos caseiros de esfoliação podem agredir a pele e causar alergias.

  • Invista em um hidratante

Antes do uso do protetor solar, é recomendada a aplicação do hidratante, pois a desidratação também envelhece a pele. Dê preferência às fórmulas com ureia, lactato de amônio ou outro ativo que facilite a penetração do líquido na pele e invista em um produto com derivados do silicone, que impermeabilizam a pele, evitando a perda excessiva de água.

  • Experimente alguns tratamentos estéticos

Invista em tratamentos estéticos com aparelhos a laser que estimulam a produção de colágeno, como a radiofrequência e o laser infravermelho. Se você já apresentar rugas ao redor dos olhos e outras marcas da idade, pode considerar a toxina botulínica.

  • Tire a maquiagem

Ficar muito tempo com a maquiagem no rosto pode ocasionar uma dermatite de contato ou ressecamento, o que favorecem o envelhecimento celular. Para retirar a maquiagem, evite produtos que contenham álcool, pois eles favorecem a desidratação da pele.

  • Aposte em cremes

O uso de cremes que estimulam a produção de colágenos é recomendado, principalmente os que são à base de ácido hialurônico e ácido retinoico.

  • Peeling

Para as mulheres que possuem rugas ou manchas na pele podem recorrer a um peeling superficial. O procedimento deve ser realizado em uma clínica especializada para evitar possíveis agressões à pele.