Táxi acessível é alternativa de transporte para cadeirantes

Por Giovanna Antonialli

download (1)
Foto: PMSP

Na região metropolitana de São Paulo a acessibilidade ainda é um tema que gera muita polêmica.

Pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) mostram que a cidade ainda tem uma carência de políticas públicas para garantir acessibilidade à cadeirantes. Na última pesquisa realizada em 2012, só 4,7% dos municípios do estado de São Paulo possuem rampas.

Taxi Acessível

Mas existe uma alternativa para os deficientes físicos que usam cadeiras de rodas para se locomover. E o caso do “Táxi Acessível”, frota de táxis adaptados – filiados a empresa Rádio Táxi Paulista. Eles prestam serviço especializado no transporte de pessoas com mobilidade reduzida, mas que possuam sua própria cadeira de rodas.

Ao solicitar o serviço, o passageiro estará em poucos minutos acomodado com conforto e segurança, podendo viajar sozinho ou acompanhado de até 2 pessoas.

Os veículos são adaptados com plataformas de acionamento totalmente eletrônico, de acordo com os requisitos da Secretaria Municipal dos Transportes da cidade de São Paulo.

O taxi está preparado para fixar todos os modelos de cadeiras de rodas, com cintos de seguranças específicos para esse uso. A tarifa do serviço é a mesma de um Taxi Comum.

Experiência em São Caetano do Sul

Desde 2011, a cidade de São Caetano do Sul conta com táxis adaptados para o transporte de pessoas com deficiência. Os veículos acessíveis autorizados podem transportar parte dos deficientes físicos cadastrados na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. A tarifa é a mesma praticada nos táxis da região.