Tocha Olímpica passa por Santo André no dia 23

Da redação

Foto: BRADESCO/ William Lucas
Foto: BRADESCO/ William Lucas

Santo André receberá a Tocha Olímpica no próximo dia 23. O símbolo olímpico deverá chegar à cidade às 14h, e será carregada por 32 condutores, três deles indicados pelo município, e os demais pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além dos patrocinadores do evento. Os nomes destes condutores, bem como o trajeto a ser percorrido só serão divulgados dois dias antes pelos organizadores. Entre outros locais, a tocha deverá passar em frente ao Parque Prefeito Celso Daniel, ao Paço Municipal e à Praça do Carmo. Ao final do percurso está programada uma grande festa no Parque Central.

A chama olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura, no dia 5 de agosto. Trata-se de uma tradição que teve início na Grécia Antiga. Os gregos consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas acesas em frente a seus principais templos, como o santuário de Olímpia, palco dos Jogos Regionais na Antiguidade.

Para manter a tradição, o ritual é realizado até hoje. A cada edição a chama é acesa nas ruínas do Templo de Hera, na cidade de Olímpia na Grécia. Para tanto um cenário é recriado para a solenidade. Uma vez acesa a chama é conduzida por meio de tochas, em um grande revezamento até a cidade-sede dos Jogos. No Brasil a peregrinação teve início em 3 de maio, em Brasília. Depois de percorrer diferentes regiões do Brasil, no próximo dia 23 ela passará pelas cidades de Guarulhos, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo e no domingo estará em São Paulo. A chegada à cidade do Rio de Janeiro está prevista para 4 de agosto.