Trabalhadores podem sacar abono do PIS/PASEP a partir de hoje (28)

pis pasepDa redação

O pagamento do PIS/PASEP (Programa Integração Social/ Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) será feito a partir desta quinta-feira (28).

Mais de 22 milhões de trabalhadores e servidores públicos poderão sacar o abono salarial do programa, referente ao ano base 2015, a partir de amanhã.

Também começa nesta quinta-feira a prorrogação do prazo para os trabalhadores que não conseguiram sacar o abono salarial do PIS/PASEP de ano base 2014. O novo período do saque se encerra no dia 31de agosto.

Quem nasceu de julho a dezembro receberá o benefício ainda este ano. Porém, quem nasceu entre janeiro a junho, receberá apenas no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer situação o recurso ficará a disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017 – prazo final para o recebimento.

A partir deste ano entram em vigor as novas regras estabelecidas pela medida provisória 665. As determinações associam o valor do benefício ao número de meses trabalhados no exercício anterior, ou seja, quem trabalhou quatro meses no ano base 2015 receberá R$ 293,34 – um terço do salário mínimo (R$ 880), e não mais 100% como determinava a regra vigente até junho.

Têm direito ao benefício trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, e que tenham recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos, e exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2015.