TV+ recebe Tocha Olímpica nesta segunda (18)

Da redação

A Tocha Olímpica chega a TV+ nesta segunda-feira (18), pelas mãos de um dos condutores escolhido pelo Bradesco – um dos patrocinadores do evento Rio 2016.

O simbolo será recebido com muita alegria pelo diretor geral da emissora, Carlos Carreiras, e pelos demais convidados que terão contato com o ícone durante coquetel realizado nas instalação da TV.

O condutor também irá participar dos programas J+ (a partir das 19h), Esporte+ (a partir das 20h) e Futebol+ Debate (a partir das 21h), para explicar sobre o simbolo. A TV+ é a unica TV da região a receber a tocha.

História

Na Grécia Antiga, os gregos consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Para assegurar sua pureza, as chamas eram acesas por meio de uma “skaphia” – espécie de espelho côncavo que converge os raios do sol para um ponto específico.

Para manter a tradição, esse ritual é realizado até hoje. De 90 a 100 dias antes de cada edição dos Jogos, a chama Olímpica é acesa nas ruínas do Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. O cenário original é recriado para a solenidade, com mulheres caracterizadas como “sacerdotisas” para acender a chama.

Uma vez acesa, a chama é conduzida por meio de tochas, em um grande revezamento, até a cidade-sede dos Jogos. Na rota, uma série de festividades anunciam a chegada do evento. O revezamento termina com o acendimento da pira Olímpica na cerimônia de abertura.

Revezamento