Santo André comemora neste final de semana o Tanabata Matsuri

IMG_3567Da redação

O chamado “Festival das Estrelas-Tanabata Matsuri” – tradição milenar japonesa, será comemorada neste final de semana (9 e 10), em Santo André.

A festa conta com diversos elementos típicos, como comidas, apresentações de aikidô, tai-kô, ikebana, dança dos leões e dragões, bonsai, a cerimônia do chá e karaokê, entre outras atividades. A principal atividade neste dia são os pedidos escritos nos Tanzakus, que são papéis coloridos em que são escritos os pedidos às estrelas e ficam pendurados em ramos de bambu enfeitados.

O festival será realizado no sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 18h na Sociedade Cultural ABC Bunka Kyokai, na rua Santo André, 661, na Vila Assunção.

 

Conheça a lenda

O Festival das Estrelas lembra a lenda da história de amor entre a princesa Orihime e o pastor Kengyu. O pai da princesa, furioso, transformou os dois em estrelas separadas pela Via Láctea. Ao perceber a tristeza da filha, o pai permitiu que o casal se encontrasse uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar. A condição para que isso acontecesse é que o casal atendesse a todos os pedidos vindos da Terra neste dia.