Universidade completa 48 anos hoje (1º)

Da redação

A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) completa 48 anos de existência nesta segunda-feira (1º). A Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais de 1968, que se consolidou sob a marca do IMES (Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul) teve o reconhecimento como universidade conquistado no dia 28 de julho de 2004.

Entre as últimas conquistas, destaca-se a inauguração de um novo espaço, localizado na cidade de São Paulo (rua 13 de maio, 671, Bela Vista), denominado campus São Paulo. O local  abriga outra um curso de medicina oferecido em parceria com o hospital Sírio Libanês. O curso iniciou sua primeira turma no dia 14 de março deste ano.

Atualmente, a USCS conta com cerca de 8 mil estudantes e 550 funcionários. A instituição oferece mais de 30 cursos presenciais em graduação, com dois deles à distância (administração e pedagogia), além de cursos de pós-graduação, lato e stricto sensu.

ATENDIMENTO À SAÚDE

A USCS oferece serviços na área da saúde à comunidade por meio das suas clínicas-escola nas áreas de nutrição, fisioterapia e enfermagem, além de uma academia-escola e da farmácia-escola, nas quais a população pode agendar atendimentos, conforme requisitos específicos, como pedido de encaminhamento médico.

ATENDIMENTO JURÍDICO

A universidade coloca à disposição da comunidade o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita, por meio de dois canais. O primeiro deles é o Núcleo de Assistência Jurídica, que, através de um convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, atende gratuitamente interessados em buscar soluções e orientações para problemas de ordem pessoal no âmbito judicial, sempre com o acompanhamento de advogados e estagiários.

Outro canal que a USCS disponibiliza é o CEJUCS (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Caetano do Sul), que, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, procura, por meio de seus atendimentos, tornar a solução de litígios mais ágil por meio do diálogo, buscando o acordo entre as partes ainda na esfera pré-processual. Ambos funcionam no Campus Centro da USCS (rua Santo Antônio, 50, Centro, em São Caetano).

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE GOVERNO

Além da novidade na graduação, a área de pós-graduação lato-sensu passa a oferecer o curso presencial “Direção Estratégica e Governo”, em parceria com o instituto Carlos Matus de Ciências e Técnicas de Governo.

O curso é composto por métodos e técnicas fundamentais para gestores públicos, de forma a diminuir o distanciamento entre a política e a ciência, ou seja, entre a prática e a teoria. Lançado dia 1º de julho de 2016, o curso tem apoio institucional da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

No âmbito internacional, a universidade também tem conquistado parcerias. Neste último ano, instituições de países como Argentina, Bulgária, Croácia, Cuba e México passaram a integrar a lista das mais de 20 instituições que mantêm parceria com a universidade para intercâmbio e pesquisas.