Início Estilo de Vida Saiba até quando e como se inscrever para a Olimpíada de Matemática

Saiba até quando e como se inscrever para a Olimpíada de Matemática

Da redação

Foto: Rafael Lasci/A2

A 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática recebe inscrições até o próximo dia 31 de março. A competição, que conta com o apoio do Ministério da Educação, visa a estimular o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos jovens, além de incentivar com prêmios os profissionais envolvidos. Alunos premiados podem usufruir de programas de incentivo a novos talentos, como o PIC, de iniciação científica, que inclui auxílio financeiro e material didático.

As inscrições para a Obmep só poderão ser feitas pelas escolas, que indicarão quantos estudantes farão parte da primeira fase – nos próprios locais onde estão matriculados, marcada para 6 de junho, com as provas objetivas. Os que obtiverem as maiores notas passarão para a segunda fase, a ser realizada no dia 16 de setembro, em ambientes indicados pela coordenação do evento, como universidades.

Esta edição vem com uma novidade: as instituições privadas também poderão participar e, com isso, deve aumentar substancialmente o número de concorrentes, que em 2016 chegou a quase 18 milhões de pessoas. A divulgação dos primeiros lugares será em 22 de novembro.

Entre os vencedores, 575 serão condecorados com medalhas de ouro; 1.725 de prata; 5.175 de bronze; e até 51,8 mil receberão certificados de menção honrosa. Quando aos profissionais, aproximadamente 970 receberão diploma de menção honrosa e livros de apoio didático, sendo que 84 deles estarão juntos em um encontro nacional na sede do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, responsável pela organização do projeto, no Rio de Janeiro.

*Informações Portal Brasil