Veja cinco dicas para parar de fumar

cigarroO tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo e até 2030 pode fazer 10 milhões de vítimas fatais. Para parar de fumar, se deve pensar em estratégias, além de receber o apoio familiar e substituir o cigarro por outros tipos de atividades. Veja cinco dicas que podem te ajudar nesse momento tão complicado:

 1) Escreva em um papel o motivo pelo qual você quer parar de fumar: viver mais, bem-estar, família, dinheiro, etc. Você sabe o que é ruim sobre o tabagismo e sabe o que ganhará ao desistir. Coloque no papel para lê-lo diariamente.

2) Fale com um especialista a respeito de parar de fumar: O apoio e orientação de um especialista aumentam as chances de sucesso na cessação do tabagismo.

3) Defina um dia para parar de fumar: Decida o dia em que você acabará com o hábito para sempre. Anote e se planeje. Prepare sua mente para este dia marcante que dividirá sua vida em antes e depois.

4) Diminua gradualmente, estabelecendo uma data  para parar de fumar: Maneiras de cortar gradualmente incluem: planejar quantos cigarros você fuma por dia até a data em que irá parar, diminuindo o número de cigarros fumados a cada dia; comprar apenas um pacote de cada vez; mude de marca para que você não goste de fumar tanto; dê seus cigarros para outra pessoa para que peça a ela toda a vez que quiser fumar.

5) Pratique exercícios: O exercício alivia o estresse e ajuda o corpo a recuperar os danos de anos causados pelo cigarro. Se necessário, comece devagar com uma curta caminhada uma vez ou duas vezes por dia. Faça 30 a 40 minutos de atividade física, 3 ou 4 vezes por semana. Mas consulte seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.