Veja como controlar os latidos do seu cão

Da redação

Não é novidade para ninguém que os cães latem, alguns em maior e outros em menor quantidade. Os cachorros utilizam do recurso do latido para se comunicarem e expressarem, algo parecido com a fala humana, que eles usam tanto entre si quanto com os seres humanos com quem eles convivem.

Quando o cachorro late pode ser bastante irritante para os seres humanos, principalmente se esse for um hábito constante do pet. Existem cães que por inúmeras razões diferentes são bastante estressados, e manifestam tudo isso por meio dos latidos.

Razões para um cão latir:

Como forma de chamar a atenção;

Por ansiedade e sentimento de solidão;

Vontade de brincar;

Aviso de algo suspeito;

Interação com outro pet que estava latindo;

Se o cachorro está latindo demais, tentar fazê-lo parar, principalmente através de gritos, vai parecer para o pet como um incentivo para continuar com seu comportamento. A melhor forma de descobrir a causa do latido excessivo é procurando veterinários e profissionais da área, que poderão analisar melhor os problemas do pet.

Para realmente conseguir fazer com que seu cachorro pare de latir é importante que o dono fale com ele com uma foz firme, sem gritar ou utilizar-se da violência. Não é bom dar recompensas para o seu pet enquanto ele estiver latindo, pois assim ele entenderá que vai ganhar algo como um petisco toda vez que tiver esse tipo de comportamento, e vai passar a latir até conseguir o que deseja.

Como posso tentar evitar o latido de cães?

Esteja sempre por perto e dê a atenção necessária ao seu animal, pois se ele passar muito tempo sozinho ele vai acabar se tornando deprimido e triste, o que o leva a fazer ainda mais barulho;

Ao dar bronca em seu pet por ele estar latindo demais, use sempre a mesma tática, assim ele saberá do que a bronca se trata. Uma ordem simples é o ideal, pois comandos complexos não serão entendidos pelo cachorro;

Pratique várias atividades com o seu amigo de quatro patas, caminhe e brinque bastante com ele, pois assim ele fica mais feliz e cansado, o que reduz bastante os motivos para latidos em excesso.

*Informações IG