Saiba mais sobre o perfil dos candidatos de Santo André

Da redação

Conheça os sete candidatos a prefeito em Santo André, e seus respectivos vices:

 

Aidan Ravin (PSB) e Ana Glória (PSDC) – Coligação “Todos por Santo André”, formada por: PSB, PSDC, PRP, PEN, PMN, PP, PRTB e PRB.

Ailton Lima (SDD) e Gilberto Primavera (SDD) – Chapa pura

Ailton Lima teve três mandatos como vereador de Santo André (2004, 2008 e 2012), em 2014 concorreu para deputado federal, e hoje disputa pela primeira vez o comando do Paço Municipal ao lado do vice, o empresário Gilberto Primavera, que foi vereador em Santo André entre 2009 e 2012 e saiu candidato a deputado estadual em 2010.

Carlos Grana (PT) e Oswana Fameli (PMB) – Coligação “Amo Santo André, Quero Prosseguir”, formada por: PT, PCdoB, PTdoB,  Pros, PSD, PDT, PTN, PSL, PSC, PR e PMB.

Carlos Alberto Grana é ferramenteiro formado pelo Senai. Iniciou sua militância política aos 14 anos, na Pastoral da Juventude. Em 2010, concorreu a deputado estadual e foi eleito com 127 mil votos. Em 2012 foi eleito prefeito de Santo André com mais de 204 mil votos, e hoje concorre a sua reeleição para o pleito de 2017/2020, ao lado da sua vice, Oswana Fameli – atual prefeita em exercício da cidade e também candidata a reeleição como vice-prefeita. Fameli é Mestre em Administração, Comunicação e Educação, e foi Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André.

Paulinho Serra (PSDB) e Luiz Zaccarias (PTB) – Coligação “Projeto Forte. Mudança Certa”, formada por: PSDB, PV, Rede, PHS e PTB.

Paulinho Serra é formado em Direito e Economia, especializado em Gestão Governamental e Políticas Públicas. Em 2004, foi eleito pela primeira vez candidato a vereador em Santo André. Em 2008 foi reconduzido ao segundo mandato como vereador eleito mais votado do município. De 2013 a agosto de 2015, assumiu o cargo de Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Santo André (Governo  Carlos Grana). Filiado ao PSDB candidata-se pela primeira vez ao majoritário andreense, ao lado do seu vice Luiz Zacarias de Araújo Filho (PTB). Zacarias  é formado em Ciências Contábeis, foi eleito vereador por quatro mandatos consecutivos, e hoje exerce seu quinto mandato.

Rafael Daniel (PMDB) e Dennis Ferrão (PPL) – Coligação “Pra Frente Santo André”, formada por: PMDB e PPL.

Rafael Daniel é formado em Administração e Gestão Pública, é funcionário público concursado na área de saúde das prefeituras de Santo André e São Bernardo do Campo. Saiu candidato a vice-prefeito em 2012, e hoje concorre pela primeira vez ao majoritário andreense ao lado de seu vice, o Policial Federal Dennis Ferrão, com mais de 20 anos de experiência em segurança pública, formado em Educação Física em em Direito. Ferrão é professor da Academia Nacional de Policia e da Escola Prepratória para Concursos.

Raimundo Salles (PPS) e Wilson Ponce (PPS) – Coligação “Santo André Precisa de Mais”. Chapa pura

Raimundo Salles é professor universitário e advogado. Foi candidato a prefeito em duas oportunidades (2008 e 2012), deputado federal, ex-secretário de Governo de São Bernardo do Campo, ex-secretário de Comunicação de Mauá, ex-coordenador da Secretaria de Trabalho da cidade de São Paulo e ex-secretário de Cultura e Turismo da cidade de Santo André. Esta é a terceira vez que concorre ao majoritário andreense, este ano ao lado de Wilson Ponce, que é médico especializado em Ginecologia e Obstetrícia e em gestão de Sistemas de Saúde. Ponce foi duas vezes candidato a vereador (em 2008 e 2012) e candidato a deputado estadual em 2014.

 

Ricardo Alvarez (PSOL) e Tatiana Landi (PSOL) – Chapa Pura.

Graduado e mestre em Geografia Urbana, Ricardo Alvarez é professor há 34 anos – sendo 23 na Fundação Santo André. Foi vereador por dois mandatos (1997 a 2004), é presidente do PSOL em Santo André, e sai pela segunda vez candidato ao majoritário de Santo André (sendo a primeira em 2008), desta vez ao lado de Tatiana Landi, como vice. Tatiana é graduada em Arquitetura e Urbanismo, Mestra pela Universidade Politécnica da Catalunha – Espanha, filiada ao PSOL desde 2008 e foi Secretária Geral por dois mandatos.

 

 

*** Foi utilizada ordem alfabética como critério para determinar a ordem dos candidatos acima referidos.***