Veja dicas para gastar menos do que ganha

“Como gastar menos do que ganha” é o que milhões de brasileiros querem saber. Afinal, muitas pessoas acreditam que o seu salário não é suficiente para suprir suas necessidades e manter uma vida financeira estável. No entanto, meu amigo, a resposta para esta pergunta não se trata de nenhuma mágica. É matemática.

Para te ajudar nessa tarefa, confira algumas dicas essenciais para quem quer saber como gastar menos do que ganha e ainda aprender a economizar de maneira inteligente.

#1 – REVEJA SEU PADRÃO DE VIDA

Se as contas não estão fechando, é hora de repensar totalmente as suas finanças e no seu padrão de vida. Pode parecer difícil, mas é fundamental observar que não é sustentável viver uma realidade que não é a sua. Saiba que cortar gastos é uma atitude necessária para ganhar fôlego.

#2 – ANALISE OS PEQUENOS GASTOS

As pessoas sempre dizem que não têm mais de onde reduzir os gastos, mas, ao fazer uma boa análise, observam que é sim possível.  Você sabia que, em média, 25% dos gastos mensais são supérfluos e/ou desnecessários?

#3 – FAÇA UM DIAGNÓSTICO FINANCEIRO

Para identificar os gastos extras, é preciso fazer um diagnóstico da vida financeira por 30 dias, anotando tudo o que gasta, separando por tipo de despesa, incluindo cafezinhos e gorjetas. Assim, verá uma realidade muito diferente da que imagina.

#4 – PENSE NO CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO

É importante que tenha pelo menos três sonhos ao mesmo tempo: um de curto prazo (a ser realizado em 2018 – ou nos próximos doze meses), outro de médio prazo (entre um e dez anos) e um último de longo prazo (a ser realizado a partir de dez anos).

Veja que é muito mais uma questão de mudança de comportamento do que saber fazer contas ou ter que se privar de algo. Quando temos metas bem definidas em nossas vidas, poupar não se torna um martírio e sim um estilo de vida, que levará a muito mais realizações e conquistas.

FONTE: AREA H / TERRA