Veja dicas para remover manchas de roupas e móveis

Da redação

Foto: shutterstock

Derramar um vinho tinto ou algo gorduroso pode facilmente estragar seus móveis. Felizmente, há uma abundância de dicas de limpezas que podem ajudá-lo a remover até mesmo as manchas mais teimosas de sua mobília e suas roupas. Mas há também muitas coisas que você nunca deve fazer para tentar recuperar móveis ou roupas depois de um acidente se não quiser uma pequena tragédia. Confira o que não deve ser feito:

1-Usar água quente

Quando derramamos alguma coisa sobre uma peça, a maioria das pessoas procura por um balde de água quente para fazer a limpeza. Mas os especialistas dizem que isso pode deixar algumas marcas permanentemente, incluindo as de fluidos corporais, como sangue ou vômito. Para agir de forma segura, use sempre água fria para limpar a sujeira sem grandes problemas.

2-Esfregar demais

Quando alguma coisa é derramada, é comum entrar em pânico e esfregar freneticamente a mancha até que ela seja retirada. Mas isso pode produzir o efeito contrário e danificar o tecido que você está tentando limpar. Em vez disso, é melhor esfregar suavemente até a mancha ter sido completamente removida.

3-Usar sabão antes de colocar água

Se você usar o sabão diretamente em uma mancha sem colocar água antes pode deixar a marca permanentemente. A situação pode ficar ainda pior se forem marcas de bebidas como café , vinho tinto e chá. Em vez disso, você deve sempre enxaguar a mancha na água fria antes de aplicar sabão ou detergente.

4-Utilizar sal para tirar mancha de vinho tinto

Existem várias pessoas que dizem que uma pitada de sal ajuda a remover a pior mancha de todas: a de vinho tinto. Mas este é o pior item para limpar a bagunça e isso irá ajudar a mancha a ficar marcada permanentemente.

5-Usar uma quantidade exagerada de produto de limpeza

Pode ser tentador colocar muito produto para tentar se livrar de uma marca de sujeira. Mas a isso pode tornar o problema que você está tentando limpar muito mais difícil de sair. A melhor solução é aplicar o removedor de manchas em pequenos esguichos de cada vez antes e repetir o procedimento até que a marca tenha saído, em vez de usar uma grande quantidade do produto ao mesmo tempo.

6-Usar alvejante

Alvejante nunca é indicado para fazer a limpeza de algo que pode ser estragado facilmente. Tecidos delicados, como seda e lã, não irão sobreviver se você usar alvejante para limpá-los. Por isso, certifique-se de usar um removedor ou outro produto sem alvejante quando foi limpar esses tecidos.

*Informações IG