Da redação
Segundo o levantamento mensal da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), o volume de vendas do varejo no ABC caiu 9,5% no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Já o faturamento caiu 0,9% na mesma base de comparação.
Os dados se referem ao varejo ampliado que inclui automóveis e materiais de construção nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
A crise do varejo se estende pelo país, e decorre da diminuição de renda, do avanço do desemprego e da contração do crédito, o que deixa o consumidor mais inseguro e pessimista.
Para efeito de comparação, no primeiro trimestre o varejo ampliado do Estado de São Paulo registrou diminuições de 9,3% e de 0,6% nas vendas e no faturamento, respectivamente. em março, as diminuições foram de 13,5% nas vendas e de 4,2% no faturamento, na comparação anual.