Via Anchieta tem bloqueio na alça de acesso do km 22 para obras de ampliação

Da redação

Em continuidade às obras de construção da marginal da via Anchieta, realizadas pela Ecovias, entre o km 23 e o km 18, no trecho de São Bernardo, sentido Capital, a partir de hoje (18), haverá o bloqueio da alça localizada na saída do km 22 que dá acesso aos bairros Assunção e Alvarenga. Como alternativa, os usuários poderão utilizar as saídas do km 23 — veículos leves e pesados — ou do km 19 — somente veículos de passeio.

No sentido contrário, para quem sai dos bairros pela Avenida João Firmino para acessar a pista norte da rodovia, também haverá alteração no trajeto a partir da próxima sexta-feira (22). Neste caso, o usuário deverá utilizar um desvio provisório que dará acesso à rua Manoel Coraza e posteriormente à via Anchieta, na altura do viaduto Moysés Cheid, conhecido como “viaduto morto”. Neste trecho, o tráfego é restrito aos veículos com até 4,2 metros de altura. Os demais devem acessar à via Anchieta no sentido litoral e retornarem no km 23. As intervenções serão devidamente orientadas e sinalizadas pela concessionária.

Marginal norte da Anchieta – O objetivo das obras é ampliar a capacidade do tráfego no trecho sentido São Paulo com a implantação de mais três faixas entre o km 18 e o km 23. A nova configuração oferecerá aos usuários pistas centrais e marginais em ambos os sentidos do km 10 ao km 23, região de maior movimentação em todo o Sistema Anchieta-Imigrantes.

As obras incluem também a ampliação de uma passarela no km 21+360, que contará com rampas para atender pessoas com mobilidade reduzida. Além do alargamento do viaduto João Firmino, no km 21+800, que passará a contar com cinco faixas de rolamento mais acostamento.

As obras fazem parte das obrigações contratuais estabelecidas com o governo do Estado de São Paulo, sob regulação da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo). O Sistema Anchieta-Imigrantes é formado pelas rodovias Anchieta, dos Imigrantes, Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni (ex Piaçaguera – Guarujá).