Da redação
As vitaminas do complexo B, como o ácido fólico e as vitaminas B6 e B12, podem desempenhar papel fundamental na redução do impacto da poluição do ar sobre um tipo específico de modificação genética, que tem sido associada a doenças cardiovasculares e até mesmo ao câncer.
Um estudo feito com pesquisadores da Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard, na Suécia, China, Cingapura, México e Canadá, foi publicado online na revista americana Proceedings of The National Academy of Sciences.
- Últimas notícias
- Mais de 2,5 milhões de contribuintes entregaram declaração do IR
- Planos de saúde registram aumento de beneficiários
- Comprimidos de antirretroviral Etravirina são incorporados ao SUS
Os pesquisadores administraram um placebo ou suplemento de vitamina B (2,5 mg de ácido fólico, 50 mg de vitamina B6 e 1 mg de vitamina B12) diariamente a cada adulto recrutado para o estudo, que incluía dez pessoas. Para participar da intervenção, os voluntários deveriam ser não fumantes, saudáveis, de 18 a 60 anos de idade, que não estivessem tomando quaisquer medicamentos ou suplementos vitamínicos.
Os resultados mostraram que a suplementação de quatro semanas com vitamina B pode reduzir de 28% a 76% o dano causado pela exposição às partículas PM2,5, com diâmetro aerodinâmico de 2,5 ou menos.
O estudo ainda está em fase inicial e atualmente é necessário manter uma dieta saudável e equilibrada, com fontes suficientes de vitaminas do complexo B. Em geral, essa suplementação deve ser considerada com base na condição do indivíduo e em consulta com a recomendação de um médico.
*Informações Agência Brasil