Você sabe o que fazer quando seu animal de estimação morre?

bullsipbxxtfxjq18o7vrn3u9Da redação

Cada prefeitura do ABC oferece uma destinação diferente aos animais mortos, sendo algumas gratuitas e outras não. Em geral, o descarte é feito em aterro sanitário. Também existem opções particulares para cremação.

A única opção particular para cremação de animais na região é o Pet Memorial, e os preços variam de acordo com as condições escolhidas.

 

Em um ano (2015), 5.572 animais mortos foram descartados pelas prefeituras de Santo André, São Caetano, São Bernardo e Mauá. No primeiro semestre desse ano, os mesmos municípios recolheram 3.273 animais.

Confira que destinação cada município oferece à animais mortos:

Santo André

O responsável pelo animal deve solicitar o serviço de coleta, transporte e disposição do cadáver pelo telefone 115, conforme informações do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). O atendimento é realizado em até 24 horas, exceto aos domingos e nos feriados de Natal e Ano Novo.

A coleta é feita tanto em residências e clínicas veterinárias, quanto em vias públicas, porém o serviço não é gratuito e o valor varia de acordo com o porte do animal. Qualquer tipo de animal é recolhido pela autarquia.

São Bernardo do Campo

A prefeitura não se responsabiliza pelo recolhimento dos animais. Apenas animais que estão abandonados em vias públicas são recolhidos pelo município. Quem presenciar um caso de abandono pode entrar em contato pelo 08007708156.

São Caetano do Sul

O corpo do animal pode ser levado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que fica na rua Justino Paixão, 141, no bairro Mauá. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, mas é preciso comprovar a residência, com um documento atualizado e levar também o RG. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4231-3938.

Caso o animal morra após o horário de funcionamento do CCZ ou no caso de animais encontrados mortos em vias públicas, o munícipe deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos pelo telefone 4221-1177, solicitando a retirada.

O CCZ aceita cães e gatos, coelhos, pássaros e porquinhos-da-índia de moradores da cidade.

Mauá

O morador deve entrar em contato com a SSU (Secretaria de Serviços Urbanos) pelo número 4518-7555. A solicitação é encaminhada à empresa Lara que faz o recolhimento. São recolhidos animais de pequeno e médio porte, de acordo com informações da Pasta.

Ribeirão Pires

A orientação é ligar para a Defesa Civil no 199. O órgão realiza a orientação para recolhimento no local ou também encaminha à Central de Tratamentos e Resíduos da Lara.