Zika Vírus: OMS afirma que mães devem amamentar normalmente

Da redação

amamentaçãoA Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou atualização das orientações provisórias sobre amamentação a respeito do zika. Conforme divulgado, não existem evidências de que o vírus seja transmitido durante o aleitamento. Por isso, mães com infecção suspeita, provável ou confirmada devem continuar amamentando seus bebês normalmente.

O documento inclui mais evidências científicas sobre o assunto. De acordo com a publicação, não há relatos documentados de que o zika tenha sido transmitido por meio do aleitamento materno. Os benefícios da amamentação para a criança e para mãe superam qualquer risco potencial de transmissão do vírus por meio da amamentação.

A recomendação da OMS é que, dentro de uma hora após o parto, as mães comecem o aleitamento; os bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. A partir disso, o aleitamento deve continuar até os dois anos de idade ou mais, adicionando à dieta outros alimentos adequados e seguros.

As mães e as famílias dos bebês nascidos com anomalias congênitas, como microcefalia, também devem receber apoio para amamentarem os seus bebês de acordo com as recomendações da OPAS/OMS.