Início Política ABC Agenda cultural de Santo André traz atrações online gratuitas

Agenda cultural de Santo André traz atrações online gratuitas

Iniciativa da Secretaria de Cultura disponibiliza série de apresentações virtuais durante o período de isolamento social

Santo André, 28 de junho de 2020 – A agenda da Secretaria de Cultura de Santo André prossegue nesta semana com série de atividades gratuitas transmitidas pelas redes sociais. Entre as atrações estão música, literatura, cinema e teatro. Há ainda lives com artistas e produtores culturais parceiros.

São trabalhos produzidos remotamente por locais como a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, Casa da Palavra Mario Quintana, o Museu de Santo André e outros espaços culturais da cidade. Todo o conteúdo está disponível em: www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/. No site, é possível acessar o link para transmissão de cada atração.

A programação desta terça-feira (30) se iniciará às 9h no ‘Biblioteca em Casa’ e a contação de história infantil ‘O Rei dos Canudinhos’, adaptada do livro Sandra Aymone, por Tati Cordeiro. Às 10h, o ‘Fortaleça a Cena SA’ terá a participação de Matheus Deak Music&Gear em mais um programa com informações sobre a cena da música pesada. O ‘Destaques Do Acervo’ será a atração das 12h, quando serão exibidas obras de Rosa Oliveira, prêmios-aquisição dos 26º e 27º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, e que integram o acervo da Casa do Olhar Luiz Sacilotto. Às 16h, o ‘ELT Em Casa’ terá a participação de Jé Oliveira, ator, diretor e dramaturgo formado pela ELT e fundador do Coletivo Negro para uma conversa sobre o tema: ‘É possível viver de teatro?’. E o ‘Ossa no Sofá’ encerrará a programação do dia, às 18h, quando a maestrina-assistente Natália Larangeira apresentará ‘Lohengrin: Prelúdio ao 3º ato’, de Wagner.

O violinista Jonathas Fernandes é o convidado da quarta-feira (1º) do ‘Músicos da Ossa’, às 12h, e do ‘Dicas da Ossa’, às 18h. Às 16h, no ‘Ação Territorial’, Jarbas Roberto recitará o poema ‘Fenômeno’, no qual associa o Belo e a Cultura. Também às 16h, no ‘ELT em Casa’, a professora Dione Carlos apresentará aula da disciplina Dramaturgia, do 3º ano do Núcleo de Formação para Atores e Atrizes da ELT. Às 18h o ‘Museu em Casa SA’ mostrará a segunda parte dos ‘Contos Mouriscos’, adaptação de Susana Ventura e Helena Gomes, com a Cia. Os Rouxinóis. E às 19h, o ‘Vitrine Andreense’ terá a participação do ator, diretor e palhaço Flávio Marin, que declamará ‘Calor de Luz’, de Paula Valéria de Andrade.

Na quinta-feira (2), no ‘Navega’, às 12h, o professor Guilherme Wisnik terá uma conversa com a arquiteta Raquel Rolnik para debater o tema ‘Utopias e distopias urbanas em tempo de pandemia’. Às 16h, o ‘Emia Em Casa’ terá como convidada Denise Bruno em ‘Fazendo arte, sim! Malabares’. No mesmo horário, o ‘ELT Em Casa’ apresentará o Núcleo de Pesquisa Estudos Críticos de Políticas Públicas em Cultura, com o professor Judson Cabral. O ‘Cine Ossa’, às 18h, terá como convidada Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado (MG), que comentará o filme ‘Coco Chanel & Igor Stravinsky’, do diretor Jan Kounen. E o ‘Quintas Lá em Casa’ terá como atrações, Renato Ladeia, no conto infantil ‘Era uma vez’, às 15h, e a ‘Roda dos Confinados’, com a cantora Mariane Mattoso, com a participação dos músicos Sander Mecca e Vlado Lima.

E as atividades da sexta-feira (3) começarão às 8h, com o ‘Sextas de Histórias’, com a participação de Ruymar Marazo, que contará o causo caipira ‘O Preguiçoso’,  e de Fátima Carvalho, que contará ‘A chegada de Ariano Suassuna no céu’, adaptação da história de cordel de Klévisson Viana e Mestre Bule-Blue. A violinista Dorotheia Gruber Chinaglia será a convidada do ‘Músicos da Ossa’, às 12h, e do ‘Dicas da Ossa’, às 18h. As atrações das 16h serão, no ‘Acervo Territórios’, o vídeo realizado por Claudio Higa, Ester Lopes, Lia Fuziy e Rafaela Campos Silva, coordenado por Tamara Ka, no Projeto Territórios da Cultura; no ‘Acervo ELT’, o vídeo da peça ‘APORIA 23º S, 46º O’, criada pela turma Formação 16 da ELT, que mostra a ocupação de um teatro abandonado pelos trabalhadores responsáveis por sua reforma; e no ‘Emia 30 Anos’, a apresentação a canção ‘Desde que o samba pe samba’, de Caetano Veloso, no encerramento das atividades da Emia Aron Feldman, em 2011, no Teatro Municipal de Santo André. E artista cearense Zaca de Oliveira será o convidado do ‘Conto das Seis’, às 18h.

A ‘Agenda Cultural Online’ é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André que visa levar ao público uma programação cultural diversificada e de qualidade produzida em nossa cidade. A programação contará ainda com a participação de produtores culturais e outros parceiros, que poderão se inscrever em: www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/. Aproveite. #FiqueemCasa.

Deixe uma resposta