Da redação
Nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência anunciou que as bibliotecas municipais Nair Lacerda, no Centro de Santo André, e Malba Tahan, no Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, irão receber em setembro equipamentos de tecnologia para pessoas com deficiência visual.
As cidades receberão kits com computadores, impressoras e outros equipamentos capazes de fazer a leitura de qualquer livro para que as pessoas com deficiência visual possam escutá-los.
A biblioteca Nair Lacerda, receberá computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador. Já a biblioteca em São Bernardo, além dos mesmos equipamentos de Santo André, receberá um display e uma impressora em braile.
Apesar da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência dar os equipamentos e capacitar até dois funcionários por biblioteca para usá-los, as prefeituras ficarão responsáveis por garantir a assistência técnica e manutenção dos equipamentos. Além disso, as bibliotecas também terão de realizar pesquisa de satisfação junto aos usuários, apresentar relatório semestral sobre o número de usuários e as ações desenvolvidas com os equipamentos disponibilizados.