Início Estilo de Vida Boca pode ser transmissor de Sífilis

Boca pode ser transmissor de Sífilis

Da redação

22730166556_7962cf074b_bA Sífilis que é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser passada pela boca. Segundo dados do Ministério da Saúde que dizem que estamos vivendo uma epidemia de sífilis no país, com um aumento de 32,7% dos casos entre os anos de 2014 e 2015. Essa informação é muito grave uma vez que, todo ano, existe uma perspectiva de 937 mil novos casos da doença no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde.

A sífilis é uma doença bacteriana que ataca principalmente os órgãos genitais, mas que também pode causar sérias lesões orais. Existem duas maneiras para a contaminação da doença: A primeira é pelo contato da boca com a área infectada; A segunda é pela gestação, de mãe para filho.

Existem 3 estágios da doença. Na sífilis primária é possível observar, na maioria das vezes, o desenvolvimento de uma única ulcera indolor chamada de cancro. Na sífilis secundária é comum aparecerem manchas esbranquiçadas na boca. Após o segundo estágio o paciente entra na fase da sífilis terciária ou latente. No início dela, os sintomas são brandos ou inexistentes e este período pode durar de 1 a 30 anos.

 

Deixe uma resposta