Início Política ABC Consórcio ABC assina protocolo de intenções para aquisição de vacina Sputnik V

Consórcio ABC assina protocolo de intenções para aquisição de vacina Sputnik V

Foto: Helber Aggio/PSA

Laboratório vai informar até o início de março se será possível atender ao pedido de compra apresentado pelos municípios do Grande ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC assinou nesta quarta-feira (10/2) protocolo de intenções para a aquisição de doses da vacina Sputnik V, que será produzida pela empresa Inovat, do Grupo União Química. O compromisso foi firmado durante visita dos prefeitos da região à sede companhia, em Guarulhos.

O imunizante, que atingiu eficácia de 91,6% na prevenção da Covid-19 nos testes de fase 3, aguarda liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para utilização em território nacional. A vacina já é utilizada em países vizinhos, como Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela, e está em análise pela Agência Europeia de Medicamentos.

O objetivo do compromisso firmado entre o Consórcio ABC e a Inovat é facilitar a negociação para a compra da vacina contra o novo coronavírus, a partir da sua aprovação pela Anvisa e inclusão no Plano Nacional de Imunização (PNI).

A Inovat vai informar até o início de março se será possível atender ao pedido de compra de 150 mil vacinas apresentado pelos municípios do Grande ABC. O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que representa a região onde está instalado o laboratório, também já apresentou um protocolo de intenções para adquirir o imunizante.

O vice-presidente do Grupo União Química, José Luiz Junqueira Simões, recebeu o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, e os prefeitos de São Caetano do Sul, Tite Campanella, e de Diadema, José de Filippi Júnior, além da vice-prefeita de Mauá, Celma Dias, e representantes das demais cidades da região.

O presidente do colegiado de prefeitos, Paulo Serra, ressaltou que as cidades da região estão se mobilizando para conseguir doses extras de vacinas, além das já recebidas e em fase de aplicação, e aguardam a liberação pela Anvisa para o início da produção da Sputnik V.

“Tivemos uma reunião muito produtiva em que o Consórcio ABC, representando as sete cidades do Grande ABC, assinou um protocolo de intenções para que nossa região tenha prioridade na compra da Sputnik V. Vamos atrás de mais vacinas onde elas estiverem. Não medimos esforços para vacinar a nossa gente”, afirmou Paulo Serra.

Via: Consórcio Intermunicipal do ABC

Deixe uma resposta