Início Política ABC Cooperação do Consórcio ABC com Turim é reconhecida como exemplo em programa...

Cooperação do Consórcio ABC com Turim é reconhecida como exemplo em programa da União Europeia

Troca de experiências da região com cidade italiana fará parte de publicação internacional
A cooperação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC com a cidade de Turim, na Itália, foi selecionada como um dos principais exemplos bem sucedidos do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), desenvolvido pela União Europeia (UE). A troca de experiências entre o Grande ABC e o município italiano fará parte de uma publicação internacional, classificada como um dos principais destaques da iniciativa.
Em videoconferência nesta quinta-feira (23/7), a coordenadora do IUC, Cecilia Gañán de Molina, e a representante da iniciativa no Brasil, Juliana Leal, receberam informações atualizadas sobre a estrutura do Consórcio ABC e os principais projetos da região para a área de mobilidade urbana.
Durante o encontro, foram abordados temas relacionados ao Plano Regional de Mobilidade – que prevê a reorganização das redes municipais e metropolitanas de transporte coletivo, intervenções físicas em obras de ampliação da infraestrutura viária e medidas operacionais de gestão da circulação – e o Centro de Controle de Operações do Grande ABC (CCO Regional), ambos desenvolvidos pelo Consórcio ABC.
Também foi discutida a importância de uma governança que conte com a participação do poder público, do setor privado e das universidades. Para a coordenadora do IUC, a cooperação entre o Grande ABC e Turim possibilitará novos desdobramentos dentro do programa internacional.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que a parceria com a União Europeia é fundamental para as sete cidades.
“Somente por meio de políticas públicas consorciadas podemos pensar no desenvolvimento das cidades brasileiras, principalmente quando se trata de regiões metropolitanas. Por isso, a troca de experiências com grandes centros urbanos da Europa é muito positiva para o Grande ABC”, afirmou Maranhão.
Também participaram da reunião, representando o Consórcio ABC, o secretário-executivo, Edgard Brandão; o diretor de Programas e Projetos, Giovanni Rocco; a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana, Andrea Brisida; o diretor Administrativo e Financeiro, Carlos Eduardo Alves da Silva; e os coordenadores de Programas e Projetos Lívia Rosseto e Flavio Casarini.
O encontro virtual contou ainda com a presença de Paula Katakura, professora do Instituto Mauá de Tecnologia, e Marcos Murasaki Cardoso, integrantes da delegação técnica brasileira formada pelo programa IUC.

Deixe uma resposta