Início Cidades Diadema Diadema estimula aleitamento materno durante Agosto Dourado

Diadema estimula aleitamento materno durante Agosto Dourado

Programação será online e integra a Semana Mundial de Aleitamento

 Com objetivo de destacar a relação entre amamentação e a saúde do planeta a Prefeitura de Diadema realiza no dia 3 de agosto, a partir das 13h, a abertura oficial da Semana Mundial do Aleitamento Materno e VI Agosto Dourado. Em função da pandemia de Covid-19, as atividades serão on-line pelo YouToube oficial da PMD e voltadas para os profissionais de saúde e população em geral.

A Secretaria de Saúde elaborou uma programação para incentivar, promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Durante o mês de agosto, serão realizadas palestras enfatizando qual a relação com o trabalho do profissional da saúde; aleitamento materno da criança prematura; gravidez na adolescência e o aleitamento materno; introdução alimentar para bebês; entre outras. A programação completa está abaixo e também no site www.diadema.sp.gov.br.

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê e os benefícios que traz para a sociedade e para o país. A SMAM também contribui para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhoria da saúde da população infantil e materna. Atualmente as taxas de aleitamento materno exclusivo no Brasil estão em torno de 40%.

“Nosso objetivo é colocar em evidência a importância do aleitamento materno. A amamentação contribui positivamente para a saúde do planeta de várias maneiras. É uma prática sustentável, ecológica e boa para saúde humana. O leite materno não tem contra indicação e ajuda a criança a reforçar as suas defesas naturais, ainda mais em meio a uma pandemia”, explica Claudia dos Reis Lisboa Novaes, nutricionista e apoiadora na Atenção Básica.

O aleitamento materno é considerado o padrão ouro de alimentação, para as crianças de 0 a dois anos e, por isso, a cor dourada nas comemorações.

“É fundamental incentivar o aleitamento materno. Diadema está engajada nesta causa e toda a nossa rede de saúde vem realizando um trabalho brilhante visando a saúde e bem estar das mães e dos bebês”, comentou o prefeito Lauro Michels.

Deixe uma resposta