Início Política ABC Diadema inicia retomada gradual e controlada das atividades econômicas

Diadema inicia retomada gradual e controlada das atividades econômicas

Na última segunda-feira, 15/06, a Prefeitura de Diadema iniciou a retomada gradual, controlada e consciente dos comércios de acordo com o Plano São Paulo do Governo do Estado.

Para funcionar, os estabelecimentos precisam cumprir medidas previstas no Decreto nº 7.749 de 12 de junho. Entre elas estão o uso obrigatório de máscaras, organização de filas, medição de temperatura, além da disponibilização de álcool em gel para clientes, colaboradores e funcionários, higienização, limpeza dos ambientes, entre outros.

Além das atividades e serviços essenciais, que já estavam com funcionamento permitido, agora, na fase laranja do Plano São Paulo, fica permitido que escritórios de prestação de serviços, imobiliárias, concessionárias e revendedoras de veículos, comércios de rua, galerias, mini shopping e shopping centers abram com horário e capacidade de atendimento reduzidos. Ambulantes ainda não estão liberados nesta fase. Para isso, houve intensificação da fiscalização nos pontos em que há esse tipo de atividade.

“Seguir na fase laranja e avançar para as próximas depende de cada um de nós. É importante lembrar que a quarentena não acabou e que precisamos manter todos os cuidados necessários, respeitando sempre a doença. Nossas equipes de fiscalização estão trabalhando para orientar os comerciantes sobre a importância de cumprir todas as regras estabelecidas no decreto e manter uma retomada segura, consciente e controlada”, ressaltou o prefeito Lauro Michels.

Escritórios de prestação de serviço e imobiliárias podem funcionar das 11h às 15h, bem como comércio de rua, galerias comerciais e mini shoppings. Já concessionárias e revendedoras de veículos atuam das 13h às 17h. Os shoppings centers estão autorizados a abrir das 16h às 20h. Está previsto também no decreto que todos os estabelecimentos devem atender com até 20% da capacidade máxima de lotação.

Além da publicação do decreto, com o objetivo de facilitar a divulgação das obrigatoriedades, regras e medidas necessárias, a Secretaria de Comunicação criou uma cartilha com todas essas informações. Para saber mais detalhes sobre o que pode ou não funcionar, basta acessá-la no site ou nas redes sociais da Prefeitura de Diadema.

“É importante que todos saibam o que é permitido ou não e os cuidados necessários. A cartilha facilita essa comunicação e orienta comerciantes, clientes e funcionários. Além disso, há também de carro de som circulando perto de todos os centros comerciais e uma ampla divulgação nas redes sociais. A informação é essencial para que façamos tudo de forma consciente, evitando voltar para a fase vermelha”, comentou o secretário de Comunicação, Paulo Fares.

Deixe uma resposta