Da redação
A 16ª edição do tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba está prevista para os dias 30 e 31 de julho e 6 e 7 de agosto.
Confira a programação completa, por data, horário e local:
Sábado (30 de julho)
Líbero Dietrich covida Giselle Maria e Anette Camargo
Ritmo: Jazz e MPB
A ideia é misturar os clássicos do jazz com a música brasileira. Os talentos do músico Líbero Dietrich são combinados com a voz de Giselle Maria e de Anette Camargo, que também é pianista. Ambas são do ABCD.
A atração será às 14h, no Antigo Mercado, que fica na rua Rodrigues Alves, sem número.
MérciA Cherubin convida Zé Alexandre Gomes – Show de trilhas
Ritmo: MPB
Márcia Cherubin é uma cantora da Região e fará uma parceria com Zé Alexandre Gomes, a quem considera uma referência na música. Compositor, intérprete, músico e arranjador, o artista trará Música Popular Brasileira ao Festival de Inverno, junto com Márcia.
O show será realizado às 15h, no Clube União Lyra Serrano, que fica na rua Antônio Olintho, sem número.
Flávio Bala
Ritmo: Instrumental
Na ocasião, Flávio Bala apresentará o Projeto Vertentes. O artista estudou com grandes saxofonistas, como Bob Sheppard, Phill Sobel e Moacir Santos.
O show será realizado no Antigo Mercado.
François de Lima
Ritmo: Instrumental
François de Lima começou a tocar aos 10 anos na Banda Mirim do Rudge Ramos, em São Bernardo. Integrou o grupo instrumental Sambop Brass, popular em São Paulo.
A atração será às 18h no Clube União Lyra Serrano, na rua Antônio Olintho, sem número.
Fenícios Banda Quem
Ritmo: Rock
A banda tem mais de 20 anos de estrada e toca rock e blues. Foi formada em Moema, na Capital, no início dos anos 90.
O show será às 19h, no Antigo Mercado.
Domingo, dia 31 de julho
Old Chevy
Ritmo: Rockabilly e soul
A banda surgiu em 2010 para homenagear o estilo rockabilly, que surgiu nos anos 50. O nome da banda foi criado em homenagem ao antigo Opala do vocalista e guitarrista Simon Lira.
O show será ao meio dia, no Antigo Mercado.
Fábio Kidesh
Ritmo: Música indiana
O músico sitarista (que toca sitar, um instrumento musical indiano), é pesquisador da música clássica indiana e vai apresentar músicas do primeiro disco, chamado Ramanco.
O show será às 13h, no Clube União Lyra Serrano.
Choro Alegre
Ritmo: Choro e MPB
O grupo que fará a apresentação já acompanhou diversos cantores e solistas, como Ciro Aguiar, Ataufo Alves Junior e o flautista Carlos Poyares.
O show será às 14h, no Antigo Mercado.
Adolar Marin e Convidados
Ritmo: MPB
O cantor da Região trará canções de seus álbuns, inclusive do primeiro CD, cujas fotos da capa e encarte foram feitas em Paranapiacaba.
O show é gratuito, mas é necessário retirar ingressos com uma hora de antecedência. A apresentação será às 15h, no Clube União Lyra Serrano.
Coro de Santo André
No repertório, são misturadas música sinfônica, sacra, popular e outras. O grupo é formado por pessoas que não têm necessariamente a música como profissão principal. O regente é Roberto Ondei.
O coro vai se apresentar às 15h30 na Paróquia Bom Jesus de Paranapiacaba, que fica na rua Rodrigues Quaresma, sem número, na Parte Alta.
Ba-Boom
Ritmo: Música brasileira e jamaicana
A banda foi formada no ABCD e vai comemorar 15 anos neste ano. As músicas têm linguagem do cotidiano, abrangendo a cultura hip hop e sons tradicionais do afoxé, samba e baião.
A apresentação será às 17h, no Antigo Mercado.
Gó do Trombone
Ritmo: Instrumental
Músico, arranjador, e diretor musical, o Gó do Trombone foi integrante da banda All Star Jazz Band e da Banda do Domingão do Faustão de 2006 até o final de 2013, entre outras, além de ter participado de gravações e de shows de importantes artistas como Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano, Monarco, Patricia Marx, Soweto, entre outros.
A apresentação será às 18h, no Clube União Lyra Serrano.
Sábado, dia 6 de agosto
Banda Janela
Ritmo: MPB e rock alternativo
Janela é uma banda formada pelos irmãos Tata Alves e Camin e pela amiga Carol Lorac. O som é a mistura de um tanto de MPB moderna, um tanto de rock alternativo, com letras poéticas.
O show será às 14h, no Antigo Mercado.
Banda Lira
Ritmo: Músicas clássicas e populares
A Corporação Musical Lira de Santo André foi fundada em 21 de Abril de 1918 e, sendo uma das mais antigas do Brasil, tornou-se um dos patrimônios musicais da cidade.
A Banda Lira, como é mais conhecida, apresenta-se regularmente em eventos, tanto em Santo André como em outras cidades do Estado de São Paulo. O regente é Claurício Cypriano.
A apresentação será às 14h no Coreto ao lado do Lyra Serrano, na esquina das avenidas Fox e Antônio Olintho, próximo ao Parquinho.
Dino Barioni
Ritmo: Instrumental
Dinio Barini é um guitarrista natural de Santo André, tem como estilos fundamentais o jazz, o choro e MPB. Apresenta o show Ladainha, pré-lançamento do CD com mesmo nome.
O show será às 15h no Clube União Lyra Serrano.
Claudio Baeta e convidados
Ritmo: Instrumental
Músico e baterista da cena instrumental, que nos anos 80 integrou a banda Metalurgia, lançou em março de 2015, o primeiro disco intitulado Origem Now. Além de músico experiente do main stream é baterista do cantor Leonardo há 23 anos.
A apresentação será às 17h, no Antigo Mercado.
Edvaldo Santana Trio
Ritmo: MPB
Comemorando 40 anos de carreira o cantor e compositor Edvaldo Santana apresenta repertório baseado no mais recente álbum, Jataí, e também as canções representativas de sua trajetória artística.
O show será às 18h, no Clube União Lyra Serrano.
Capela
Ritmo: MPB
Trio de música brasileira, retornou ao Auditório Ibirapuera no dia 10/06/16 para lançar o terceiro álbum – Gigante. Se apresentou no Rock in Rio 2015 e gravou o atual disco no estúdio Minério de Ferro (BH), com coprodução do Jota Quest.
O trio se apresenta às 19h, no Antigo Mercado.
Domingo, dia 7 de agosto
Juliana Lima – Show Aquariana
Ritmo: MPB
A artista apresenta canções do seu CD Aquariana, que teve inspiração no signo para ser criado.
O show será às 14h, no Antigo Mercado.
Fernando Lauria convida Carlos Navas
Ritmo: MPB
Em uma apresentação inédita no Festival de Inverno de Paranapiacaba, o intérprete andreense Fernando Lauria presta uma sincera homenagem a Emílio Santiago, um dos grandes ícones do canto popular brasileiro. Acompanhado por Banda e com a participação especial do cantor Carlos Navas, mostra releituras de grandes sucessos.
A apresentação será às 17h, no Antigo Mercado.
Orquestra Sinfônica de Santo André
A orquestra realiza obras sinfônicas e concertos em igrejas, parques e outros locais de Santo André. O regente é Abel Rocha.
O concerto será às 17h, no Clube União Lyra Serrano. Será gratuito, mas o público terá que retirar ingressos com uma hora de antecedência.