Início Política ABC GCM de São Caetano aumenta em 46% atendimento a ocorrências em 3...

GCM de São Caetano aumenta em 46% atendimento a ocorrências em 3 meses de quarentena

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano aumentou em 46% o atendimento a ocorrências no período de quarentena (março a maio), em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2019, a GCM realizou 1.172 atendimentos neste trimestre e passou para 1.713 boletins de ocorrências (B.O.) neste mesmo período em 2020.

A GCM de São Caetano, capitaneada pela Seseg (Secretaria de Segurança), atua no policiamento preventivo e comunitário, na proteção dos bens públicos, está também na luta diária contra o novo coronavírus.

“A GCM, tem feito um excepcional papel de auxílio a todas as ações voltadas ao combate do coronavírus, sem deixar sua essência que é o apoio às forças de segurança de São Caetano, como a Polícia Militar e Polícia Civil”, ressaltou o secretário de Segurança, Jorge Martins Salgado.

Nestes três meses de quarentena, dos 1.713 atendimentos, 437 B.Os. estavam diretamente relacionados a atendimentos e medidas contra a disseminação da covid-19, como periclitação de vida, comércio irregular, desordem e perturbação do sossego, além de apoio a outras secretarias e unidades municipais.

No mesmo período foram realizadas 98 Operações Visibilidade, com viaturas diariamente posicionadas estrategicamente em locais definidos por meio de planejamento operacional, que envolveram equipes especializadas do Canil, Rotam e ROMU, além de apoio dos guardas das áreas administrativas da corporação. As ações têm como objetivo reforçar o patrulhamento preventivo, coibir práticas criminosas e ampliar a sensação de segurança dos munícipes. 

           

A GCM também está presente nos bloqueios de trânsito para testagem de motoristas e passageiros contra a covid-19, numa ação realizada de segunda a sábado, em coordenação conjunta das secretarias de Saúde, Segurança e Mobilidade Urbana (Semob). Os bloqueios são montados estrategicamente nos 15 bairros da cidade de forma itinerante, com oito pontos por dia, sendo quatro de manhã e outros quatro à tarde. Até o momento foram realizados 220 bloqueios. Por fim, a GCM está presente também no Drive Thru de Testagem Rápida contra a covid-19, operação integrada de fiscalização com a Fundação Procon.

Deixe uma resposta