Início Política Parque do Pedroso recebe melhorias durante a quarentena

Parque do Pedroso recebe melhorias durante a quarentena

Maior reserva ambiental de Santo André vem recebendo ações de zeladoria e poderá abrigar base da Polícia Militar Ambiental ainda em 2020

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento de Santo André) continua trabalhando na manutenção e revitalização do Parque Natural do Pedroso mesmo durante o período de pandemia de Covid-19. Na última semana, foi realizado o serviço de roçagem e limpeza das canaletas de drenagem do Jardim Japonês, um dos principais e mais belos pontos do santuário verde.

Os serviços de zeladoria são fundamentais para a manutenção da área mesmo em períodos sem visitação do público. Desta forma, a autarquia mantém o cronograma de atividades internas ao longo do ano, realizando diversas melhorias, como a revitalização da gruta, onde houve manejo paisagístico e instalação de refletores, reforma da academia ao ar livre e limpeza e plantio de mudas em áreas viciadas de descarte irregular de entulho.

O Parque também passa pela etapa de construção de aproximadamente 200 metros de cercamento, que vai do limite da área verde com o município até a portaria principal. Esta obra foi viabilizada por meio de compensação ambiental, ou seja, sem custos para a administração pública e com previsão de término para agosto deste ano.

Nos próximos meses, o local receberá a instalação de redes de wi-fi e reforma do prédio que abrigará a administração do Parque, obra que será realizada com recursos provenientes de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que foi concedido a partir da necessidade de uma compensação ambiental devida ao município por uma empresa privada. Além disso, a Prefeitura de Santo André possui negociações avançadas para que seja implantada, ainda este ano, uma base da Polícia Militar Ambiental no Parque.

Vale ressaltar que medidas de combate ao coronavírus também são realizadas para proteção dos funcionários, como a desinfecção das vias e a utilização de máscaras, luvas e disponibilização de lavatórios e álcool em gel, além de revezamento das equipes e afastamento de colaboradores que pertencem ao grupo de risco.

Deixe uma resposta