Início Lazer Prefeitura de São Bernardo abre oficialmente Parque Jardim Ipê aos moradores do...

Prefeitura de São Bernardo abre oficialmente Parque Jardim Ipê aos moradores do Grande Alvarenga

Prefeito Orlando Morando visitou equipamento, que oferece estrutura completa de esporte e lazer e base da GCM 24 horas, na manhã desta quinta-feira (16/07)

A Prefeitura de São Bernardo realizou, na manhã desta quinta-feira (16/07), a abertura oficial do Parque Jardim Ipê, no Grande Alvarenga, à população. O equipamento, que é o segundo maior do município, oferece estrutura completa de lazer e esporte, além de base da Guarda Civil Municipal (GCM) 24 horas. A liberação é resultado do avanço da cidade no Plano São Paulo, do Governo do Estado, em resposta aos esforços empenhados pela Prefeitura no combate ao Coronavírus.

Embora tenha sido inaugurado em meados de junho, o Parque Jardim Ipê permanecia fechado ao público por conta da pandemia causada pelo Coronavírus. Em visita ao local na manhã de hoje, o prefeito Orlando Morando ressaltou a importância do equipamento de lazer para a comunidade. “Estamos oferecendo uma estrutura completa de lazer e esportes para os moradores, algo que essa comunidade sentia falta e agora não vai mais precisar ir para o Centro da cidade para ter acesso. Melhoramos uma área onde existia uma ocupação antiga, após remanejarmos as famílias para lares dignos. Agora é aproveitar com sabedoria e cuidar do parque, que é da cidade”.

Instalado em área de 48 mil m², o Parque Jardim Ipê conta com infraestrutura completa, com 4 playgrounds, 2 academias ao ar livre, 2 praças públicas, uma quadra de vôlei de areia, pista de caminhada, pista de skate, mirante, além de uma base 24h da Guarda Civil Municipal e seis boxes comerciais que integram centro comercial. Em extensão, o equipamento fica atrás apenas do Parque Estoril, no bairro Riacho Grande, considerado o maior do município, com 373 mil m² de área total.

“Ficou uma maravilha. Estávamos precisando de uma área como essa no nosso bairro. Com certeza vou usar para fazer caminhada todos os dias”, comemora a artesã Tereza de Jesus, 53 anos, moradora do Jardim Detroit. Para a dona de casa Maria Gomes, 68, que há 43 anos reside no Alvarenga, o Novo Parque Jardim Ipê trouxe qualidade de vida para a população. “Melhorou muito a nossa região, deixou a área mais bonita”, diz.

A construção do Parque Jardim Ipê integra projeto de urbanização e remanejamento de moradias em área de proteção ambiental da região do Grande Alvarenga, abrangendo os assentamentos Sítio Bom Jesus, Alvarenga Peixoto, Divineia, Pantanal I e II, Jardim Ipê e Detroit. Foram investidos R$ 5,16 milhões na construção.

PROTOCOLOS SANITÁRIOS – Neste primeiro momento, o Parque Jardim Ipê funciona com até 40% da sua capacidade máxima. Os frequentadores com idade a partir de 2 anos de idade devem utilizar máscaras e é realizada aferição de temperatura de todos os colaboradores e visitantes por meio de termômetro digital infravermelho (de testa) na entrada. Os visitantes também têm à disposição álcool em gel 70% nas dependências do equipamento para a higienização das mãos.

Por enquanto, não serão abertas quadras, academias ao ar-livre, pistas de skate e playgrounds. Também não será permitida a utilização de bebedouros a fim de evitar focos de contaminação da Covid-19. O funcionamento do parque é das 6h às 22h.

OUTROS PARQUES – Na última quarta-feira (15/07), foram reabertos o Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, no Rudge Ramos, o Parque Municipal Cidade de São Bernardo – Raphael Lazzuri, na Vila Tereza, o Parque Municipal Chácara Silvestre, no Nova Petrópolis, o Parque das Bicicletas, no Centro, e a Praça Lauro Gomes, também no Centro, além das praças-parques e arenas parque de esportes.

Deixe uma resposta