Início Popular Prefeitura de São Bernardo entrega 1ª etapa do Corredor Rudge Ramos-Vergueiro

Prefeitura de São Bernardo entrega 1ª etapa do Corredor Rudge Ramos-Vergueiro

Prefeito Orlando Morando acompanhou nesta quinta-feira início da operação assistida do novo viário, entre a Praça São João Batista até divisa com São Paulo

A Prefeitura de São Bernardo promoveu nesta quinta-feira (06/08) a entrega da primeira etapa do corredor exclusivo de ônibus Rudge Ramos-Vergueiro. O trecho de 2 quilômetros de extensão, instalado entre a  Praça São João Batista e a Avenida Doutor Rudge Ramos, na divisa com a Capital, foi liberado para o tráfego dos coletivos no início da tarde pelo prefeito Orlando Morando, ao lado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.  Com a entrega do viário, a expectativa é a de que cerca de 70 mil passageiros, que utilizam o sistema, passem a ter mais conforto e rapidez no deslocamento pela região.

O novo viário, que integra o plano de modernização do sistema viário do município, recebeu nesta etapa investimento de R$ 12,5 milhões da Administração municipal, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, para instalação de 8 novas paradas de ônibus, localizadas no canteiro central, com parada à esquerda dos veículos, além de novas sinalizações horizontal e vertical e implantação de sistema semafórico.

O corredor exclusivo de ônibus, instalado numa das principais ligações da região central de São Bernardo, ganhou ainda novo pavimento e recuperação do sistema de drenagem. Para isso, foram utilizadas 3 toneladas de asfalto para substituição 15 mil metros quadrados de via.

“Nós acreditamos que o transporte público pode ser feito com qualidade. E é isso que estamos fazendo e mostrando aqui com a entrega de novos corredores exclusivos de ônibus em São Bernardo, inclusive, este do Rudge Ramos-Vergueiro que garantirá  mais rapidez para passageiros do sistema no deslocamento pela cidade”, destacou o chefe do Executivo. “O investimento continua ainda na renovação da frota municipal e na implantação de novas ferramentas, como o aplicativo que mostra em tempo real a localização dos ônibus”, complementou.

OPERAÇÃO ASSISTIDA – Nesta etapa inicial, o Corredor Rudge Ramos-Vergueiro irá contar com a Operação Assistida. Ou seja, o tráfego de ônibus no viário será exclusivo de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e no fim da tarde, das 17h às 20h. Fora destes horários e aos sábados, domingos e feriados, a circulação de veículos comuns será permitida. A fiscalização contará com apoio de agentes do Departamento de Trânsito e da Secretaria de Transportes e Vias Públicas.

SEGUNDA ETAPA – A segunda etapa do corredor do Rudge Ramos-Vergueiro prevê ainda outros 4,7 quilômetros de faixa exclusiva de ônibus, em trajeto que percorrerá a Avenida Senador Vergueiro até o Paço Municipal de São Bernardo, totalizando mais 22 paradas. A obra atualmente está em ritmo acelerado, com previsão de entrega para os próximos meses.

ITINERÁRIOS –  O trecho liberado nesta semana será trajeto obrigatório para 13 linhas municipais. Confira abaixo a relação das linhas que irão circular pela faixa exclusiva do Corredor Rudge Ramos-Vergueiro.

01 – São Pedro/ Taboão via Rudge Ramos

04 – Baeta Neves/ Rudge Ramos

12 – São Pedro/ Santo Antônio via Rudge Ramos

14 – Orquídeas/ Rudge Ramos via Robert Kennedy

14R – Terminal Alvarenga/ Rudge Ramos via Robert Kennedy

15 – Detroit/ Rudge Ramos via Caminho do Mar

15A – Detroit/ Rudge Ramos via Robert Kennedy-Vergueiro

16 – Alvarenga/ Rudge Ramos via Castelo Branco

29 – Tupã/ Rudge Ramos via Balsa-Vergueiro

30 – Balsa/ Rudge Ramos via Caminho do Mar

38 – Terra Nova/ Taboão via Rudge Ramos

51 – São Pedro/ Rudge Ramos

53- Selecta/ Rudge Ramos via UFABC – Jardim Hollywood

1 COMENTÁRIO

  1. Legal… por falar nesta via e drenagem, acho que devem rever o cruzamento da rua Kara com a Vergueiro. Lá há uma grande depressão que causará alagamento local com prejuízo ao fluxo em dias de muita chuva. Podem ir até lá para verificar. Não vi nada para drenagem nem descaída adequada.

Deixe uma resposta