Início Política Brasil Prefeitura firma convênio com Braskem para Turismo Industrial e de Inovação

Prefeitura firma convênio com Braskem para Turismo Industrial e de Inovação


A Prefeitura de Santo André tem mais uma empresa formalizada para integrar as visitas realizadas pelo Turismo Industrial e de Inovação, promovido pela secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. Com acordo firmado de um ano, com possibilidade de renovação, a Braskem agora poderá receber visitantes por intermédio do município. Com o convênio, a empresa terá visitas monitoradas para o público em geral, que irão conhecer a estrutura da fábrica, tecnologia, modo de produção e as práticas ambientais e de sustentabilidade, além das normas de segurança. A medida não prevê repasse de gastos entre as partes.

A Braskem é a segunda empresa oficializada com no programa, juntamente com a Unipar. Além das duas, há também acordo adiantado com a Rhodia Solvay, que recebeu visitas durante a fase piloto do projeto. Outras empresas já demonstraram o interesse e estão em fase de negociação. De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a assinatura é um importante avanço para o projeto. “Estamos felizes de termos oficializado a parceria com a Braskem. É um dos principais atores econômicos aqui da cidade e tem muita tecnologia na planta que integra o Polo Petroquímico. Com certeza essa oficialização mantém o programa mais vivo do que nunca e com a possibilidade de atrair mais turistas, não só para dentro da Braskem, mas também para dentro das demais empresas, o que movimenta ainda mais nossa cadeia de Turismo Industrial e de Inovação”, disse.

Ao todo, o Turismo Industrial e de Inovação de Santo André recebeu cerca de 230 visitantes em 13 ações, sendo 12 pilotos e uma oficial, realizada em julho. A ação visa estimular visitas monitoradas às indústrias, empresas ou instituições parceiras. Os empreendedores abrem as portas para que grupos de pessoas interessadas possam conhecer a sua estrutura, a forma de produzir, as tecnologias empregadas, bem como os produtos gerados.

As visitas ocorrem com agendas pré-determinadas e com roteiros específicos, elaborados pela própria empresa. A empresa parceira define uma equipe responsável e as áreas a serem visitadas, dias e horários e o que poderá ser conhecido dos processos de produção. Este trabalho reúne uma excelente opção para desenvolver empresas e regiões, trazendo a promoção e fortalecimento da marca das empresas, estreitando a relação das empresas com clientes, fornecedores, estudantes, professores e pesquisadores e ainda criando roteiros turísticos permanentes de negócios que envolvam vários segmentos e interesses do público, como a história, a cultura e a gastronomia locais.

A empresa/instituição que tiver interesse em participar do projeto “Turismo Industrial e de Inovação Santo André” e obter maiores informações, poderá entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, por meio do e-mail: rgallino@santoandre.sp.gov.br ou pelos telefones: 4433-0752 e 4433-0198.

Deixe uma resposta